Empregos temporários terão contrato mais longo este ano, prevê associação

De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Temporário os contratos para trabalho neste final ficarão mais longos no Brasil

3

O Brasil ainda está tentando se recuperar do baque econômico da pandemia do novo coronavírus. E uma consequência disso são os trabalhos temporários de fim de ano. Mas com a pandemia, esses contratos ficarão um pouco diferentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Temporário a previsão é que a grande maioria desses contratos fiquem mais longos. Antes a média de tempo desses contratos era de um mês e meio. Este ano existe uma previsão de média de três meses.

Segundo especialistas no setor de serviços, isso acontece porque as lojas estão com receio sobre o futuro. Isso porque não se sabe como a pandemia vai se comportar nos próximos meses. Assim, o contrato temporário fica mais longo parece ser mais interessante do que um contrato fixo.

De acordo com as principais projeções, o país vai contratar muito menos gente de forma temporária do que nos últimos anos. Afinal, com a pandemia do novo coronavírus muita gente está optando por realizar as compras de casa mesmo, pela internet.

Assim, as lojas ficarão menos sobrecarregadas nessa época. Seja como for, isso não quer dizer que as lojas não contratarão. A expectativa para este ano é que cerca de 500 mil pessoas assinam contratos temporários até o fim deste ano.

Contrato temporário

Ainda de acordo com as informações oficiais, os 577 shoppings brasileiros demitiram cerca de 800 mil pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Mas eles já recontrataram cerca de 200 mil. Ou seja, é longe do ideal. Mas parece um começo de recuperação.

Vale lembrar ainda que o trabalhador com contrato temporário tem todos os direitos trabalhistas de qualquer trabalhador com contrato fixo tem, salvo raras exceções. O ideal mesmo é ficar de olho nesses direitos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

3 Comentários
  1. […] Leia também: Empregos temporários terão contrato mais longo este ano, prevê associação […]

  2. […] Leia também: empregos temporários terão contrato mais longo este ano, prevê associação […]

  3. […] com dados de associações do comércio do Brasil o ano de 2020 vai ser muito pior no número de contratações por essa modalidade. É que com a pandemia do novo coronavírus, mais pessoa estão optando por comprar via […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.