Empregos: em janeiro, Brasil cria 155 mil vagas formais de trabalho

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o país gerou 155.178 vagas de emprego no mês de janeiro deste ano. Em relação a 2021, os números caíram cerca de 39%, ficando abaixo das expectativas do mercado.

Apesar da queda neste ano, ainda assim os números mostram que o saldo foi o terceiro melhor para os meses de janeiro desde o ano de 2010.

No primeiro mês do ano, o Brasil admitiu  1.777.646 colaboradores, uma alta de 3,8% em relação ao ano anterior. Por outro lado, as demissões também aumentaram cerca de 11%, já que tiveram 1.622.468 desligamentos no período.

O setor de serviços foi o que mais se destacou em janeiro, com a abertura de mais de 100 mil vagas de empregos. Completando o top 4, em segundo lugar, vem a indústria com mais de 50 mil postos criados, construção, com mais de 36 mil e agropecuária com pouco mais de 25 mil empregos gerados.

Dos estados brasileiros, 19 dos 27 apresentaram um saldo positivo entre admissões e demissões de colaboradores. O destaque vai para São Paulo, com 48.355 empregos criados. Por sua vez, o Rio Grande do Norte teve saldo negativo de menos 2.430 postos de trabalho em janeiro deste ano.

Ranking por regiões

O estudo do Caged também apontou o saldo de vagas criadas por região geográfica do país. Abaixo, confira o ranking e os números de cada localização.

  1. Sul – 58,6 mil vagas
  2. Sudeste – 52,6 mil vagas
  3. Centro-Oeste – 33,8 mil vagas
  4. Nordeste – 5,3 mil vagas
  5. Norte – 2,4 mil vagas

Expectativa do governo

Em entrevista nesta quinta (10), o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, afirmou que a expectativa é que, neste ano, o Brasil gere entre 1,5 milhão e 2 milhões de empregos formais.

“A turma do ‘mas’ e das previsões pessimistas vai quebrar a cara de novo. Muita gente no mercado está dizendo que o Brasil vai gerar não mais que um milhão de empregos no ano, vão quebrar a cara de novo”, disse o ministro.

Lorenzoni ainda confirmou que na próxima semana o governo federal lançará um programa de microcrédito digital para trabalhadores informais. Apesar da afirmação, ele não informou mais detalhes a respeito do projeto.

Gustavo Lage

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

18 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

2 dias ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

3 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

4 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago