Em SP, casos de Covid-19 em novembro é 6 vezes maior do que no início da pandemia
Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que foram registrados 186.099 novos casos do vírus no último mês de novembro
Novembro apresentou números alarmantes de casos da Covid-19 no estado de São Paulo. Dados da Secretaria de Estado da Saúde, publicados na segunda-feira (28), mostram que foram registrados 186.099 novos casos do vírus no último mês em questão na região. Comparado com o início da pandemia – fevereiro e abril – a soma é seis vezes maior – à época, o número foi de 28.699.
Leia também: Argentina começa vacinação contra a Covid-19
Ainda de acordo com a Secretaria, o número de pessoas que perderam suas vidas devido à Covid-19 em dezembro no estado chegou a 3.807 na tarde de ontem, segunda. Este número é 60% maior do que o registrado nos três primeiros meses da pandemia: 2.375 mortes.
Hoje, segundo a última atualização, o estado de São Paulo acumula 45.902 mortes causadas por complicações do vírus. Já a relação de casos confirmados é de 1,427 milhão, sendo que a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 65,5% na região metropolitana e 61,1% no estado.
Covid-19 na capital
A cidade de São Paulo chegou nesta segunda a 474.946 casos confirmados e 15.458 mortes pela Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI na capital chegou a 61% nos hospitais municipais e a 92% nas unidades contratadas pela administração municipal para dar conta da demanda.
Fase vermelha
Com o intuito de desacelerar a pandemia no estado, o governo de São Paulo anunciou na semana passada a implantação de novas medidas restritivas. Dessa forma, todo o estado foi colocado na fase vermelha entre os dias 25 e 27 de dezembro e ficará novamente nessa categoria entre os dias 1º e 3 de janeiro de 2021.
Nesta fase, que vem sendo respeitada pela maioria das cidades do estado, com exceção dos municípios do litoral, é permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde e supermercados. Shoppings, lojas, cinemas, teatros, academias e salão de beleza ficam fechados. Bares e restaurantes podem só fazer entregas.