Em MT, governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à covid-19

0

Neste domingo (27), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou que o Governo de Mato Grosso ativou 300 novos leitos de Terapia Intensiva (UTI) em cerca seis meses. A ação  coordenada pela SES-MT teve o intuito de interiorizar a assistência hospitalar e oferecer tratamento aos pacientes com Covid-19 em todo o estado.

Além disso, a ampliação das UTIs contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios de Mato Grosso, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais.

Desses 300 novos leitos, 163 são UTIs construídas ou contratualizadas exclusivamente pela gestão estadual e 137 foram abertas em parceria com os municípios, junto à contrapartida do estado no custeio e em equipamentos.

De acordo com a SES-MT, o Governo investiu o valor de R$ 30 milhões na criação de leitos – intensivos e de enfermaria – para o tratamento da Covid-19. Além disso, todas as ampliações realizadas nos Hospitais Regionais foram feitas em estruturas definitivas, ou seja, podem ser permanentes para o tratamento de outras doenças.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso dispõe de um total de 445 UTIs e 893 de enfermarias para tratamento de pacientes com coronavírus.

De acordo com a previsão feita pela SES, devem ser ativados nos próximos dias mais 21 leitos nos municípios de Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste e Querência.

Novas UTIs

Atualmente, o Hospital Metropolitano é referência para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. A unidade foi finalizada em apenas 45 dias de trabalho, e que resultou na construção de 210 novos leitos.

A obra iniciada no dia 23 de março construiu 180 enfermarias e 30 UTIs. Agora, o hospital é uma das unidades com maior capacidade de atendimento do Estado, dispondo de 238 leitos clínico e 40 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes.

O Governo de MT criou outros 70 leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Estadual Santa Casa. Desta forma, a unidade hospitalar também conta com 65 vagas em enfermarias especificamente para o tratamento do coronavírus.

Com informações da SES-MT

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.