Papa Francisco pede aos fiéis para ‘não desanimar’ em missa de Natal atípica por causa da pandemia

2

“O nascimento de Jesus é a novidade que nos permite renascer a cada ano, para encontrar nele a força para enfrentar todas as provações”, disse o papa Francisco na missa de véspera de Natal, nesta quinta-feira (24). A celebração foi na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em um ambiente completamente diferente, devido aos rígidos regulamentos anti covid.

O papa Francisco foi o único que ficou sem a máscara durante a missa celebrada no Vaticano (Reprodução: Vatican News)

“Só o amor de Jesus transforma a vida, cura as feridas mais profundas, liberta-nos dos círculos viciosos da insatisfação, da raiva e das queixas. Hoje Deus nos diz para não desanimarmos”, declarou o papa aos presentes na cerimônia, mais vazia do que em anos anteriores.

Menos de 200 fiéis foram admitidos para assistir à missa de dentro da basílica, que tem capacidade para até sete mil pessoas. Além do número limitado, todos com máscaras e distância de segurança. Apenas Francisco ficou sem a proteção facial. 

Ao mesmo tempo, 120 emissoras de televisão transmitiam a missa para o mundo todo. Já na mensagem de Natal do papa, na sexta-feira (25), serão 150 entidades conectadas junto aos fiéis que podem acompanhar as celebrações pela Internet. 

Além da oferta multilíngue de comentários, como já acontecia durante outros eventos, o Vaticano adicionou um serviço de tradução em Língua de Sinais para pessoas com deficiência auditiva e de comunicação.

Para evitar aglomerações na praça São Pedro, também amanhã a tradicional bênção do dia de  Natal, será diferente dos anos anteriores. Desta vez, a mensagem que coloca os holofotes nas áreas mais atormentadas do planeta não será realizada diretamente da varanda de Francisco, mas será transmitida do Salão das Bênçãos para todo o mundo.

Mas ainda nesta quinta-feira, horas antes da missa de Natal, o papa antecipou o envio das mensagens, especialmente para dois países que sofrem por conflitos: Sudão do Sul e Líbano. Aos políticos do Sudão do Sul, em uma carta escrita em conjunto com outros líderes religiosos, ele pede para avançar no processo de paz, iniciado em 2019.

O papa ainda falou que pretende visitar o Líbano “o mais cedo possível” e um novo apelo à comunidade internacional: “vamos ajudar o Líbano a ficar fora dos conflitos e tensões regionais. Vamos ajudá-lo a sair da grave crise e se recuperar”, afirmou o pontífice.

Frases do papa na missa de Natal

O Filho de Deus nasceu descartado para nos dizer que todo descartado é filho de Deus. Ele veio ao mundo como uma criança fraca e frágil vem ao mundo, para que possamos aceitar nossas fraquezas com ternura

Papa Francisco
Menos de 200 fiéis foram admitidos para assistir à missa de dentro da Basílica de São Pedro
(Reprodução: Vatican News)

Deus ama fazer grandes coisas em nossa pobreza. Ele colocou toda a nossa salvação na manjedoura de um estábulo e não teme a nossa pobreza: deixemos que a sua misericórdia transforme as nossas misérias!

Papa Francisco
Ao todo, 120 emissoras de televisão transmitiram a missa para o mundo todo
(Reprodução: Vatican News)

“Quantas vezes alimentamos a vida com alimentos que não alimentam e deixam o vazio dentro! É verdade: insaciável de ter, lançamo-nos em muitas manjedouras da vaidade, esquecendo-nos da manjedoura de Belém. Aquela manjedoura, pobre em tudo e rica em amor, ensina que o alimento da vida é deixar-se amar por Deus e amar os outros.

Papa Francisco

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.