Ejaculação precoce? Prevenção e tratamento

2

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina caracterizada pela insatisfação do tempo para ejacular, que pode acontecer antes ou após a penetração.

As consequências são ruins, como o abalo psicológico e o afastamento na intimidade sexual. Além disso, pode gerar preconceito, por parte do próprio paciente, o que o leva a não procurar ajuda e continuar nesse ciclo.

A ejaculação precoce pode ser classificada como:

  1. Ao longo da vida (primário). Ejaculação precoce ao longo da vida acontece todo ou quase todo o tempo iniciando com seus primeiros encontros sexuais.
  2. Adquirida (secundária). A ejaculação precoce adquirida se desenvolve depois que você teve experiências sexuais anteriores sem problemas ejaculatórios.

Diagnóstico

É feito por meio de exames clínicos com base no depoimento do paciente.

Fatores de risco

Os fatores que influenciam a ejaculação precoce são muito variados e se caracterizam por motivos psicológicos e orgânicos. Exemplos são a ansiedade, a hipersensibilidade na zona peniana, doenças da tireoide, lesões na coluna vertebral e uso excessivo de medicamentos.

Prevenção

A principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade. Ela pode estar relacionada com a preocupação em satisfazer o outro durante o ato sexual ou, até mesmo, com preocupações do dia a dia. Isso pode ser aliviado com atividades que relaxem o corpo e a mente. Exercício físico é uma ótima medida.

Tratamento

Na maioria dos casos, há uma causa psicológica e o prognóstico é bom. Se o problema ocorre no início de uma nova parceria sexual, as dificuldades geralmente se resolvem à medida que o relacionamento continua.

O tratamento para ejaculação precoce é baseado em psicoterapia sexual e farmacoterapia. Antidepressivos e analgésicos também são opções bastante utilizadas.

O ideal é procurar ajuda especializada.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.

2 Comentários
  1. Mariana Farias Norberto Diz

    Olá parabéns pelo seu conteúdo Obrigado por nos manter bem informados!

  2. Isabel Lucas de Andrade Diz

    Olá parabéns pelo seu conteúdo Obrigado por nos manter bem informados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.