Efeito platô no emagrecimento: o que é e como sair dele

Conheça o que é o efeito platô no emagrecimento e saiba como se livrar dele

0

Se você está tentando emagrecer e não vê resultados, com certeza está curiosa para saber o motivo disto está acontecendo. Você está passando por um processo de perda de peso, mas percebeu que seu corpo estacionou e não perde mais nenhum quilo? Isso é o efeito platô no emagrecimento. Se você nunca ouviu falar nele, veja aqui no Brasil 123, o que é e como sair dele.

O efeito platô, como você já deve ter inferido, corresponde a uma situação em que se percebe que não há mais perda de peso, ainda que a alimentação e a realização de atividade física estejam adequadas. Mas isso ocorre porque o processo de emagrecimento não é como uma linha reta, ele depende de inúmeros fatores, que podem não ser facilmente percebidos por você.

Normalmente, quando uma pessoa se submete a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física de forma disciplinada há a perda de peso. Porém, com o passar do tempo o corpo se acostuma com aquilo e, não havendo tanto consumo de energia mais, o peso não altera.

Apesar de o efeito platô ocorrer em alguns casos, é possível evitá-lo por meio de acompanhamentos com um nutricionista, a fim de ajustar a dieta e avaliar a necessidade de mudar a intensidade dos treinos.

O que é o efeito platô?

Ao dar início ao processo de emagrecimento, é normal que as pessoas percam peso de forma aparente nas primeiras semanas. Isso porque é algo novo para o corpo, que passa a quebrar as reservas de glicogênio para proporcionar energia.

Porém, com a manutenção da dieta, as calorias passam a se manter e o corpo vai se acostumando com aquilo, atingindo um equilíbrio. Por isso, a quantidade de energia a ser gasta é a mesma consumida, impedindo que haja perda de peso, o que caracteriza o efeito platô.

Como sair do efeito platô?

Quando se encontra dificuldade para emagrecer, é importante realizar uma consulta com o endocrinologista para que ele possa avaliar, por meio dos exames, se a sua dificuldade para emagrecer é por causa de alterações hormonais ou se é devido ao seu estilo de vida, o que confirma o efeito platô.

Veja abaixo o que pode ser feito para sair do efeito platô:

Mudar os hábitos alimentares é fundamental para impedir que o seu emagrecimento estacione - Reprodução AdobeStock
Mudar os hábitos alimentares é fundamental para impedir que o seu emagrecimento estacione – Reprodução AdobeStock

Alterar a dieta

Mudar os hábitos alimentares é fundamental para impedir que o seu emagrecimento estacione. Pois quando se realiza uma mesma dieta por um longo período de tempo o organismo se acostuma com as calorias e nutrientes ingeridos.

Então, para não alterar os processos metabólicos, o corpo vai se adaptando, diminuindo o gasto de energia para que o organismo funcione bem. Mas isso provoca menos queima de gordura, o que atrapalha a perda de peso.

Sendo assim, agora você já conhece melhor o que é o efeito platô no emagrecimento e como sair de uma vez por todas, dessa pedra no meio do seu caminho para emagrecer. Aproveite e ponha em prática essas dicas.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.