Sabe se é verdade que a SALSICHA demora 32 anos para SAIR do organismo é o desejo de muitas pessoas. Isso porque, um vídeo que viralizou recentemente no TikTok, alega que esse alimento leva esse tempo todo para ser completamente eliminado do corpo humano. Dessa forma, a declaração gerou preocupações e questionamentos sobre alimentos processados, especialmente embutidos.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa fazer uma análise dessa afirmação sob uma perspectiva científica.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado acima, um vídeo alegando que a salsicha leva mais de 30 anos para sair do organismo humano está assustando os usuários do TikTok.
Contudo, trata-se de uma afirmação sem respaldo científico, ou seja, é falsa. Isso porque, alguns nutricionistas e especialistas em saúde que realizam testes nesses alimentos, não encontraram evidências sólidas que comprovem essa ideia.
Desse modo, essa alegação é mais uma fake news que está rodando nas redes sociais.
Embora a ideia de que as salsichas levem 32 anos para serem digeridas não seja verdadeira, é fundamental abordar os riscos associados ao consumo de embutidos. Isso ocorre porque muitos desses produtos contêm nitritos e nitratos. Principalmente nitritos, que, em excesso, podem ser cancerígenos.
Dessa maneira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que o consumo exagerado dessas substâncias pode representar um risco à saúde.
Vale ressaltar que o consumo ocasional de salsichas ou outros embutidos não resultará automaticamente em câncer ou outros problemas de saúde. Porém, o risco está associado ao consumo constante e excessivo desses alimentos processados ao longo de muitos anos.
De acordo com a OMS é recomendável que as pessoas limitem o consumo de salsicha e demais embutidos devido ao alto teor de nitritos, que, como já visto, pode aumentar o risco de doenças crônicas, incluindo câncer.
Ademais, é crucial mencionar que essas recomendações têm como base estudos científicos que estabelecem uma conexão entre o consumo de nitritos e problemas de saúde a longo prazo, como câncer de estômago e colorretal.
Entretanto, também vale ressaltar que, por mais que sejam prejudiciais à saúde, os alimentos processados, incluindo os embutidos, passam por regulamentações rigorosas. Além disso, eles também recebem avaliações de órgãos como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de chegarem ao mercado.
Assim, esses órgãos estabelecem limites de segurança para substâncias químicas prejudiciais. Portanto, os produtos fornecidos no mercado são considerados seguros quando consumidos de acordo com as orientações adequadas.
Lembre-se de que manter uma alimentação equilibrada e moderada é fundamental para garantir a saúde a longo prazo e reduzir os riscos à saúde. Sendo assim, em vez de se preocupar com a digestão de salsichas, concentre-se em fazer escolhas alimentares saudáveis e equilibradas!
Agora que você já sabe se é verdade que a salsicha demora mais de 30 anos para sair do organismo, fique atento a sua alimentação para evitar os danos que os alimentos embutidos causam à saúde!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…