Saber se é possível se aposentar sem contribuir com o INSS é o desejo de muitas pessoas. Isso porque, como o Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela administração da Previdência Social no Brasil, contribuir para ele é uma das formas mais comuns de garantir a aposentadoria.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa obter a resposta para essa e outras perguntas em relação a aposentadoria.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Primeiramente, antes de saber se é possível se aposentar sem contribuir com o INSS, é importante entender no que consiste esse órgão.
Desse modo, como já mencionado, o INSS é uma autarquia federal responsável pela administração da Previdência Social. Sendo assim, ele tem como objetivo garantir a proteção social aos trabalhadores e seus dependentes, oferecendo benefícios como:
No entanto, para ter acesso a esses benefícios, é necessário que o trabalhador contribua mensalmente com uma porcentagem de seu salário, que atualmente é de no mínimo 7,5%.
A resposta direta para essa pergunta é não. Isso porque, para ter direito à aposentadoria, é necessário contribuir para o INSS durante um período mínimo de 180 meses.
Dessa maneira, a contribuição é mensal e se dá por meio de uma porcentagem do salário, que varia de acordo com o tipo de atividade que o trabalhador exerce, isto é, se ele é um trabalhador autônomo, empregado ou empresário.
Caso um indivíduo não contribua para o INSS, ele não terá direito a receber os benefícios da Previdência Social, incluindo a aposentadoria.
Além disso, é importante ressaltar que a autarquia possui mecanismos para cobrar os contribuintes em atraso, podendo até mesmo bloquear bens e rendimentos para garantir o pagamento das contribuições devidas.
Embora não seja possível se aposentar sem contribuir para o INSS, existem outras formas de garantir uma renda na terceira idade. Uma opção é a previdência privada, na qual o indivíduo faz contribuições mensais para uma empresa privada, que irá administrar e investir esses recursos visando um retorno futuro.
Ademais, outra alternativa é investir em negócios próprios ou realizar investimentos de longo prazo visando a obtenção de renda na aposentadoria.
Por fim, contribuir para o INSS possui diversas vantagens. Isso porque, conforme já mencionado, a contribuição é a porta de entrada para que o segurado receba uma renda na aposentadoria.
Além disso, os cidadãos que estão em dia com suas contribuições também asseguram o direito aos demais benefícios previdenciários.
Assim, a Previdência Social oferece segurança social para o trabalhador e seus dependentes por meio do INSS, em casos de acidentes de trabalho, por exemplo.
Agora que você já sabe se é possível se aposentar sem contribuir com o INSS, fique atento para garantir seus direitos futuramente!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…