Saber se é possível emitir o PPP pelo Meu INSS é o desejo de todos os contribuintes que estão passando pelo processo de solicitação da aposentadoria especial. Isso porque o instituto exige a apresentação desse documento para a concessão do benefício.
Assim sendo, a resposta para essa pergunta é sim. E, para que você saiba como fazer isso, reunimos algumas das informações mais relevantes sobre esse tema para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento importante para os trabalhadores que desejam solicitar benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial. Anteriormente, o processo para emitir o PPP era burocrático e demorado, mas agora, com a atualização dos serviços online do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível emitir o PPP de forma simplificada através do Meu INSS.
Para isso, basta seguir as seguintes orientações:
Primeiramente, para emitir o PPP pelo Meu INSS é necessário acessar o portal. Para isso, os contribuintes podem utilizar o site oficial do órgão ou fazer o download do aplicativo Meu INSS, que está disponível tanto para dispositivos com sistema Android, como também para iOs.
Além disso, caso ainda não possua um cadastro, será necessário criar um novo utilizando o número do CPF.
Assim, após fazer o login, você terá acesso à sua página de serviços.
Então, depois de acessar o Meu INSS, procure pela opção PPP no menu lateral. Clique em “Perfil Profissiográfico Previdenciário” para iniciar o processo de emissão do documento.
Em seguida, preencha todos os dados que o sistema solicitar, como:
Ademais, certifique-se de que todas as informações estão corretas antes de prosseguir.
Após preencher os dados, você precisará anexar os documentos necessários para emissão do PPP. Geralmente, o sistema do Meu INSS solicita documentos como:
Depois de anexar os documentos, é importante verificar todas as informações antes de enviar a solicitação.
Para isso, certifique-se de que preencheu todos os campos corretamente e de que os documentos anexados são os adequados. Então, após revisar tudo, clique em “Enviar” para finalizar o processo.
Por fim, depois de finalizar todas as etapas acima, você poderá acompanhar o status do seu pedido através do próprio Meu INSS.
Em geral, o tempo de processamento varia de acordo com a demanda e pode levar alguns dias até que o sistema emita o PPP. Assim sendo, durante esse período, fique atento às notificações do sistema para verificar se há alguma pendência ou se há alguma atualização sobre o andamento da sua solicitação.
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