E-commerce: Dia das Mães deve elevar vendas em 3%

Segunda uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as vendas no e-commerce brasileiro devem ter um aumento de $ no Dia das Mães deste ano, com um faturamento projetado de aproximadamente R$6,7 bilhões. Já a empresa de mídia programática, Voxus, projetou um crescimento ainda melhor, entre 5% e 7%. Hoje em dia, o e-commerce é responsável por 10% das vendas do varejo nacional. Para muitos varejistas, o Dia das Mães é considerada a data comercial mais importante do primeiro semestre.

“Pela situação difícil enfrentada atualmente, o varejo está muito comprometido em relação ao estoque”, disse Caio Carmago, especialista no setor. “Por uma falta de estoque adequado, devemos ver o comércio eletrônico mais forte do que o varejo tradicional de rua. As pessoas buscam no digital quando não encontram na loja física”, completou.

Para efeito de comparação, em 2022, o e-commerce registrou queda de 11% nas vendas do e-commerce em relação ao Dia Das mães no ano anterior. No ano passado, o faturamento do e-commerce brasileiro para o dia das mães foi de R$5,5 bilhões, contra R$6,2 bilhões de 2021. É importante pontuar que, devido às restrições da pandemia mais fortes em 2021, o comércio eletrônico teve mais vantagem em relação às vendas do que em 2022, quando a economia já não possuía mais restrições.

Por outro lado, a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães de 2023 mostrou que o ticket médio de gastos deverá ser em torno de R$200. “Grande parte dos entrevistados pretende gastar entre R$101 e R$200, enquanto 21,9% querem gastar entre R$201 a R$200, portanto, podemos esperar um valor médio de R$200 de gasto por cada cliente” disse o CEO, sobre as expectativas de compra no e-commerce.

Além do e-commerce, shoppings também esperam aumento nas vendas

Não é só o e-commerce que está otimista para as vendas relacionada ao Dia das Mães. Os shoppings de todo o Brasil esperam um crescimento de quase 7% nas vendas em relação ao ano passado. Contudo, em vendas totais, o varejo brasileiro deve faturar menos no Dia das Mães do que no ano passado. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas desse ano deve totalizar R$13,1 bilhões, ou seja, 4,1% a menos que em 2022.

“A taxa de juros mais alta desacelera a economia e torna o acesso ao crédito mais difícil. Quem negociou dívida atrelada à Selic quando ela estava em 2% ao ano teve mais dificuldade de pagar agora, com a taxa em 13,7%. Muita gente ficou inadimplente e isso pode afetar as compras”, disse Merula Borges, especialista em finanças da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“De forma geral, apesar das dificuldades, o brasileiro vai manter a tradição de ir às compras”, disse Merula. “Essa é uma data em que o presente não falta, nem que seja uma lembrancinha. Muitas pessoas podem até diminuir o valor da compra, mas não deixarão de comprar”. Por fim, é importante que os consumidores tenham atenção nas compras via e-commerce para não cair em golpes, evitando problemas inesperados.

João Belarmindo

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