Donald Trump vai terminar mandato sem nenhuma visita ao Brasil

Em contrapartida, Bolsonaro visitou os EUA em quatro oportunidades. É o país que o brasileiro mais visitou em dois anos na presidência

0

O presidente Donald Trump vai sair do poder daqui a poucos dias nos Estados Unidos. Em quatro anos de mandato o republicano não visitou o Brasil. Assim, ele quebra uma espécie de tradição entre os dois países.

Obama, Bush, Ronald Reagan e até Jimmy Carter visitaram o Brasil enquanto presidiram os Estados Unidos. Obama esteve aqui em 2011 e se encontrou com a então presidente Dilma Rousseff, que costumava criticar os Estados Unidos com certa frequência.

Trump não veio ao Brasil. Mas o presidente Bolsonaro foi até os Estados Unidos em quatro oportunidades entre os anos de 2019 e 2020. Em três dessas oportunidades, ele teve encontros com o presidente Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos sempre tratou Bolsonaro como um aliado na América Latina. Mas na hora de realizar as suas viagens ele decidiu optar por potências da economia e por países que critica. Trump viajou para a China e para a Coreia do Norte. Ele também já veio aqui na vizinha Argentina. Mas não veio ao Brasil.

É certo que há uma pandemia no meio disso tudo. Em 2020, os presidentes evitaram realizar viagens internacionais. Mas isso não impediu Bolsonaro de realizar uma viagem para os Estados Unidos já em 2020 no último mês de março.

Trump no Brasil

A tendência é que essa lógica siga agora em 2021. É que Biden tende a adotar uma posição crítica ao presidente Jair Bolsonaro. Então talvez seja natural que ele evite viagens ao Brasil. Assim como é provável que Bolsonaro passe a frear o seu nível de viagens para os Estados Unidos.

Na campanha, Bolsonaro não negou que estava torcendo por Donald Trump na disputa, a quem sempre chamou de “amigo”. De lá, Biden sempre alfinetou Bolsonaro e formou uma equipe composta por vários críticos do presidente brasileiro.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.