Donald Trump aguarda resultado da recontagem na Geórgia

Apesar de aguardar, chances de reverter resultado são muito pequenas. E mesmo que reverta, ele ainda não venceria eleição nacional

1

O presidente Donald Trump deposita seus últimos fios de esperança na recontagem dos votos do estado da Geórgia. Por lá, a recontagem está acontecendo por causa de uma lei estadual. Sempre que uma diferença é muito pequena, a recontagem é obrigatória.

Mas o fato é que as chances de uma mudança por lá são muito pequenas. Pelo menos é isso o que estão dizendo as autoridades eleitorais do estado. Vale lembrar que todas essas autoridades são republicanas.

Esses agentes afirmaram ainda que o objetivo deles é divulgar o resultado final dessa recontagem nesta quinta-feira (19). É portando um dia antes do prazo final, que é na sexta-feira (20). Embora a atenção esteja lá, uma mudança de resultado não mudaria nada.

Explica-se: Joe Biden tem agora 306 delegados no colégio eleitoral. Se uma grande reviravolta acontecer e ele perder os 16 delegados da Geórgia, então ele cairia para 290 delegados. Isso é portanto mais do que os 270 delegados necessários para vencer as eleições.

Para Trump resta torcer por essa reversão do resultado na Geórgia e torcer ainda por mais algumas mudanças em outros estados. Mas aí a situação fica ainda mais difícil. É que, ao contrário da Geórgia, estados como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, por exemplo, deram uma vitória mais larga para Biden. Esses estados não estão nem recontando os votos.

Recontagem

Seja como for, Donald Trump segue afirmando que venceu as eleições deste ano. Ele até chegou a dizer que Biden venceu a disputa com fraude, mas depois disse que ele mesmo venceu as eleições e que não vai se basear nas projeções da mídia.

Em 2016, quando bateu a democrata Hillary Clinton, Trump se baseou nas projeções da mídia para se declarar vencedor das eleições naquele ano. O fato é que quatro anos depois os Estados Unidos vivem um nível alto de instabilidade política.

1 comentário
  1. […] A Geórgia recontou os seus votos das eleições presidenciais dos Estados Unidos. O resultado, no entanto, não mudou. Joe Biden venceu por lá por uma diferença de apenas 12.284 votos. Por isso, vai levar todos os 16 delegados do estado. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.