Dólar tem forte alta nesta sexta (20) com receio sobre o cenário fiscal do Brasil

Declarações de Paulo Guedes feitas ontem à noite não foram bem recebidas

2

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira, dia 20, com forte alta de 1,36%. Aliás, esta foi a maior valorização diária em mais de três semanas. A saber, a alta ficou acima de todos os outros acréscimos registrados desde 28 de outubro, quando a moeda avançou 1,42%. Com isso, a moeda fechou o pregão cotada a R$ 5,386. Ontem, por exemplo, o dólar havia fechado no menor valor em mais de dois meses, cotado a R$ 5,314. 

Em suma, os investidores aproveitaram o dia para realizar lucros, após as baixas registradas ao longo da semana. Contudo, mesmo com o expressivo acréscimo registrado hoje, o dólar acumula uma queda de 1,60% na semana. 

O movimento apresentado frente ao real seguiu o sentido inverso do observado em outros mercados emergentes. Ou seja, mais um indício da preocupação dos agentes financeiros em relação ao cenário fiscal do país. Neste sentido, alguns economistas apontaram as declarações feitas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na noite de ontem (19). 

 

Guedes defende privatizações 

O ministro da Economia disse que a dívida pública do Brasil pode ser reduzida através de vendas de ativos e privatizações. Guedes também citou a desalavancagem de bancos públicos. Em resumo, significa obter recursos de terceiros para fornecer, junto aos seus próprios recursos, uma composição passiva que tenha capacidade de proporcionar maiores ganhos para o empreendimento. O ministro ainda citou a venda de reservas internacionais. 

Dessa forma, os investidores entendem que tais declarações mostram que o corte de gastos é algo que não ocupa uma boa posição na lista das prioridades do ministro. E isso é justamente a principal demanda do mercado. 

 

Por fim, vale ressaltar que o dólar acumula perda de 6,13% no mês de novembro, mas isso não conseguiu reduzir a expressiva valorização de 34,32% em 2020 frente ao real. 

 

LEIA MAIS

Ministério da economia reduz previsão de rombo nas contas do governo em 2020

Consumo das famílias recua 5,1% no terceiro trimestre do ano, segundo FGV

2 Comentários
  1. […] Dólar tem forte alta nesta sexta (20) com receio sobre o cenário fiscal do Brasil […]

  2. […] Dólar tem forte alta nesta sexta (20) com receio sobre o cenário fiscal do Brasil […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.