Dólar reverte movimento de queda e termina pregão com leve avanço

Com alta de 0,25%, a moeda está cotada a R$ 5,334

1

O dólar comercial até iniciou o pregão no vermelho, e passou a maior parte do dia assim, em baixa. No entanto, no final da sessão, a moeda norte-americana conseguiu reverter o movimento graças aos investidores, que aproveitaram para realizar alguns lucros. Ou seja, o dólar encerrou o dia subindo, registrando alta de 0,25%. Assim, a moeda ficou cotada a R$ 5,334. 

Em resumo, o dia apresentou baixa liquidez no mercado de câmbio. E isso aconteceu por conta de um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças. Por lá, os mercados passaram o dia fechados, visto que a data é semelhante ao Natal no Brasil, momento de pausa para reunião familiar. 

Durante o dia, o real apresentou um desempenho superior ao dos seus pares em relação ao dólar. E isso aconteceu devido ao fluxo de moeda estrangeira no país, mesmo que tenha sido de maneira morna, na comparação com dias normais. 

A saber, no acumulado do mês de novembro, a moeda americana registra uma variação negativa de 7,03%. Contudo, o dólar ainda possui uma apreciação gigantesca frente ao real em 2020, de 33,04%. Aliás, o percentual só não está maior por causa das variações ocorridas em novembro. 

 

Veja detalhes do pregão 

A questão fiscal do Brasil ainda continua trazendo preocupações aos investidores e pressionando o câmbio. Apesar dos anúncios relacionados a vacinas contra a Covid-19, o aumento nas infecções e mortes, além do retorno das medidas de distanciamento social em diversos países fortalecem o dólar frente divisas mais fracas. E isso acontece porque a moeda americana é considerada um “porto seguro” para os investidores. 

Além disso, aqui no Brasil, o fato de maior repercussão no dia foi a aparente irritação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação às declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em outras palavras, o presidente do BC afirmou que os investidores estão receosos com a situação da dívida do Brasil e que “o governo precisa reconquistar sua credibilidade junto ao mercado”. 

Guedes, por sua vez, intimou Campos Neto a apresentar um plano melhor que os do governo. 

 

LEIA MAIS

Ibovespa sobe 0,09% nesta quinta (26) e mantém sequência de altas na semana

Confiança do consumidor recua pelo segundo mês seguido

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Dólar reverte movimento de queda e termina pregão com leve avanço […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.