O dólar comercial registrou uma alta bem tímida nesta quarta-feira (3), mas suficiente para interromper os dois dias seguidos de fechamento no vermelho. O resultado não foi nem de longe suficiente para apagar as perdas da semana, que ainda acumula queda de 1,83%. E o que provocou as retrações mais intensa nesse início de semana foi a elevação do otimismo com as notícias vindas de Brasília.
Em resumo, a vitória do deputado Arthur Lira (PP) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM), ambos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro, continua repercutindo entre os investidores. A saber, os parlamentares são os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Assim, acredita-se que haverá menos ruídos entre os poderes Executivo e Legislativo. Os investidores também esperam que os presidentes das respectivas casas do Congresso Nacional aprovem cortes de gastos relacionados a transferências de renda.
Aliás, vale ressaltar que o presidente Bolsonaro entregou uma lista de 35 prioridades aos novos presidentes das casas do Congresso Nacional. Destas, a mais urgente, como o próprio nome diz, é a PEC Emergencial, que objetiva cortar gastos no curto prazo. Além disso, venda de estatais continuam no foco, em especial a da Eletrobras, sem contar nas reformas tributária e administrativa, que não saem do radar dos mercados.
Ao mesmo tempo, houve uma redução global pela busca por ativos de risco. Em suma, os mercados externos continuam esperando mais estímulos e sinais de recuperação das maiores economias do mundo. E, enquanto o ritmo de vacinação continua lento em muitos países, muitos investidores acreditam que o melhor a se fazer é buscar o dólar.
Por fim, pares do real brasileiro também caíram no dia. Por exemplo, o peso mexicano e o rand sul-africano fecharam o dia no vermelho, ou seja, o dia não favoreceu os ativos de risco.
LEIA MAIS
Ibovespa sobe nesta quarta (3) e emenda terceiro pregão seguido no azul
Produção e exportação da Petrobras recua no último trimestre do ano
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…