Dólar fica 0,67% mais caro nesta quarta (9) com expectativas sobre inflação

Investidores aguardam definição do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, sobre a política monetária praticada no país

0

O dólar comercial ficou 0,67% mais caro nesta quarta-feira (9). Com a alta, a moeda americana está cotada a R$ 5,0687. E esta elevação aconteceu após a recente desvalorização da divisa nos últimos pregões, uma vez que os investidores voltaram a comprar dólares, o que fez o preço da moeda subir.

Em resumo, os mercados globais continuam esperando a divulgação dos dados da inflação dos Estados Unidos, que deve acontecer nesta quinta-feira (10). Estes dados podem fazer o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, alterar a política monetária praticada no país.

A saber, esta possível modificação aumenta o receio dos investidores. Isso porque uma inflação alta pode elevar os juros de referência do país, bem como fazer o Fed encerrar os estímulos que vem praticando na economia norte-americana desde março do ano passado por causa da pandemia da Covid-19.

Vale ressaltar os temores recentes sobre um possível superaquecimento da economia dos EUA. Caso haja realmente um pico na inflação do país, o Fed tende apertar a política monetária bem antes do esperado. No entanto, é importante lembrar que o banco vem afirmando repetidas vezes que isso não ocorrerá.

Expectativas com inflação do Brasil também afetam dólar

Além das atenções voltadas para o cenário internacional, os operadores também seguem com muitas expectativas sobre a inflação do Brasil. Aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve se reunir na próxima semana para definir as diretrizes da política monetária do Brasil, bem como a taxa básica de juros, a Selic.

Em suma, juros mais altos tendem a favorecer o real ante o dólar. Isso acontece, porque tornam os investimentos locais mais atraentes para os investidores estrangeiros, quando atrelados à Selic. Mas nem as expectativas que indicam uma elevação da Selic já na próxima semana conseguiram impedir o avanço do dólar no dia.

Leia Mais: Ibovespa sobe pouco em meio a expectativas de uma Selic mais alta

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.