Dólar começou com tudo em 2021

0

A moeda norte-americana começou 2021 com tudo. O dólar nos últimos 11 dias vem registrando valorização acima dos 5%. É muita coisa, o dólar só perde para o Bitcoin. Não há dúvidas, o dólar começou com tudo em 2021.

Porque o dólar vem se valorizando tanto?

Com a vinda da vacina contra COVID-19 e os planos de vacinação pipocando pelo mundo, havia uma expectativa que a pandemia poderia ser controlada, porém, as coisas não estão saindo conforme o planejado.

Os países vêm sim se vacinando, mas o caminho é longo. O Brasil, no final de 2020, foi se aproveitando do ânimo dos investidores e viu o dólar cair bastante ficando próximo dos R$ 5,00.

Mas, no início de 2021 o dólar já vem se valorizando bastante. Inclusive, a moeda norte-americana chegou a bater os R$ 5,50.

Por que essa mudança brusca com relação ao dólar? Boa parte disso está relacionada à questão fiscal do Brasil, em minha opinião.

Por mais que o mundo possa estar entrando em uma rota de saída da COVID-19, o Brasil ainda continua com problemas na parte fiscal.

O governo precisou injetar muito dinheiro na economia e houve necessidade de ajudar a população mais carente. Tudo isso, infelizmente, exige o comprometimento de mais dinheiro. 

Sendo que o déficit que já estava programado para 2020, provavelmente se tornará um dos maiores da história.

Atrelado a tudo isso, ainda existe a questão que o governo aparente não estar empenhando em criar soluções para reduzir o déficit, ou melhor, as condições para o empresário brasileiro.

Tudo isso, em minha opinião, influencia no dólar, mais forte.

Formas de aproveitar a valorização

Para se aproveitar da valorização do dólar, o negócio é investir em ativos atrelados à moeda. O ETF IVVB11 (que segue o índice S&P 500) é uma boa alternativa.

Outro investimento bom são os fundos de investimento cambial, como o fundo de Dólar da Votorantim.

Outras instituições também possuem fundos cambiais, como é o caso da Vitreo. Se for investir, por mais que seja interessante, invista pouco. Fundos cambiais podem ser muito voláteis e gerar ganhos elevados, ou prejuízos equivalentes. Por isso, invista pouco.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.