O corpo humano sempre traz um sinal quando algo não anda bem e isso pode ser observado em diferentes partes incluindo a unha.
Sim, a unha também pode revelar como anda a saúde do organismo, inclusive indicar doenças precocemente e predisposições genéticas garantindo assim, uma intervenção mais rápida.
Visto que a unha pode ser considerada um reflexo de como o individuo está por dentro, se atentar a alguns sinais que ela apresenta pode fazer toda a diferença na hora de tratar da saúde. Veja os principais!
Unhas com tom amarelado podem revelar problemas pulmonares, hepáticos e até alterações do sistema linfático. Também é comum portadores de psoríase e diabetes apresentarem esta característica.
Em outro casos, a unha amarela pode ser reflexo do uso de determinados medicamentos ou até uma infecção fúngica.
Mas vale alertar, que nem sempre a condição está relacionada à saúde, visto que o uso de água oxigenada, acetona, esmaltes e tinturas com amônia também pode resultar neste efeito, além do seu próprio envelhecimento.
Quando as unhas estão muito claras e frágeis, o organismo pode estar indicando uma falta de nutrientes ou alterações hormonais.
A anemia tem como sinal esse clareamento mais intenso das unhas, além de outras carências do organismo como a de ferro e biotina.
As manchas brancas nas unhas geralmente estão relacionadas com doenças hepáticas, doenças renais, cirrose, insuficiência cardíaca e diabetes.
Esta condição também está associada a efeitos colaterais de determinados medicamentos.
Além disso, as manchas podem ser resultados de traumatismos ou infecções fúngicas.
Um pouco mais rara, esta condição a qual as unhas ganham um tom azulado pode representar uma reação química, devido à impregnação de sais de prata.
Outras condições associadas às unhas azuladas são Doença de Wilson, doença hereditária do metabolismo do cobre, doença de Raynaud, asma, pneumonia e enfisema pulmonar.
Quando a unha apresenta um tom roxo é possível que esteja ocorrendo uma baixa oxigenação ou até distúrbios da circulação sanguínea.
Algumas doenças reumatológicas também podem apresentar como sintoma esta alteração na unha.
Já as ondulações geralmente são provenientes de doenças infecciosas, psoríase, dermatite atópica e lúpus. Em alguns casos, também surgem como reação de medicamentos, incluindo ciclos de quimioterapia ou após episódios de febre intensa.
Outro sinal que pode alertar para cuidados com a saúde são as unhas quebradiças. Elas podem indicar carência de vitaminas, ferro, ácido fólico, desnutrição e doenças endócrinas, além de problemas na tireoide como no hipotireoidismo.
As rachaduras que aparecem sem haver traumas, também podem estar associadas ao uso excessivo de produtos químicos e até denominados como próprios para unha como acetonas e esmaltes.
Estes são alguns sinais que as unhas podem revelar sobre a saúde do organismo, portanto em caso de qualquer alteração na aparência e qualidade das unhas, o ideal é buscar uma avaliação médica.
Veja também: Qual alimento fortalece as unhas: 4 opções que ajudam
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…