Doença do carrapato: o que é e o que fazer?

1

A doença do carrapato é muito conhecida entre os donos de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. A princípio, ela é uma infecção que pode ser extremamente grave e é transmitida através da picada do carrapato. Este, por sua vez, libera substâncias que invadem a corrente sanguínea do animal, causando sintomas que variam de acordo com o grau da doença.

Por isso, é importante lembrar que não é porque o animal não tem carrapato que ele não pode ser picado por um.

Ou seja, pode parecer uma doença inofensiva, mas a doença do carrapato pode causar hemorragias e outras complicações. Exemplos são a glomerulonefrite, doença renal crônica, infecções oftálmicas e muito mais, tudo devido a deposição de imunocomplexos nos órgãos.

Sintomas da doença do carrapato em pets

Febre, vômitos, apatia, fraqueza muscular, desidratação e perda de peso.

Sintomas nos humanos

A maioria das pessoas infectadas não mostra sinais de doença do carrapato. Contudo, os sintomas, quando ocorrem, começam gradualmente em cerca de 1 a 6 semanas após a picada por um carrapato infectado. Neste sentido, podem incluir febre, calafrios, dor de cabeça, dores articulares e musculares, fadiga, náuseas, vômitos, dor abdominal e urina escura.

Vacina contra a doença do carrapato?

Porém, ainda não existe vacina contra a doença do carrapato. Por isso, medidas que controlem a proliferação dos carrapatos são a melhor forma de prevenir que o animal contraia a doença.

Sobretudo, os remédios e coleiras antipulgas e carrapatos são boas opções. Além de manter o ambiente onde o animal vive sempre muito bem limpo.

Manter a grama do jardim sempre curta é uma medida simples e eficaz. Para desparasitar os pets, existem vários métodos: pós, sprays, banhos, coleiras anti-parasitas, medicamentos orais etc. (Veja aqui mais medidas).

Ao menor sinal, não espere, agende a consulta com o veterinário. Quanto antes for o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.