Você já ouviu falar na Doença de Haff? O nome não é dos mais comuns, mas ela existe de fato. Neste momento, a costa da Bahia está passando por um pequeno surto. A situação está preocupando portanto os pescadores do local.
De acordo com análises de biólogos, a Doença de Haff vem normalmente de toxinas que estão em peixes do mar. Ao ingerir o alimento, a pessoa pode ter súbita rigidez muscular, dor nos músculos, falta de ar, dormência e perda de força no corpo.
Em alguns casos mais graves e mais raros, a doença pode levar à morte. De acordo com os dados oficiais do Governo, a Bahia já registrou oficialmente 40 casos como esse nos últimos seis meses. Por isso eles já estão chamando a situação de surto.
Portanto, isso preocupa muito os pescadores. É que primeiro eles temem pela própria saúde. Como os cientistas sabem muito pouco sobre essa doença, é natural que as pessoas temam. Afinal, os pescadores não sabem com quem estão lidando.
A outra preocupação desses profissionais é sobre o emprego deles. É que se sabe que se essa notícia correr, muita gente pode começar a evitar comer peixe do mar. Em entrevistas, eles dizem que estão muito preocupados com essa situação.
Pesquisadores estão tentando entender o que causa essa toxina nos peixes. Por essa teoria, os peixes produzem essa toxina no período da alimentação. Mesmo quando eles passam por cozimento, a toxina não desaparece.
O problema está mesmo na pesquisa. É que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com muitas dificuldades de conseguir dinheiro para essas pesquisas. Hoje, eles não possuem dinheiro sequer para mandar um barco para capturar os peixes.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…