Os segurados que ganharam a disputa judicial contra o INSS nas ações dos atrasados irão receber os recursos entre o final de junho e início de julho. O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou 1,6 bilhão para os pagamentos.
No total, o CJF liberou 1,9 bilhão para atrasados previdenciários e assistenciais e RPVs alimentares de servidores que ganharam processos contra a União. O dinheiro já foi enviado para os Tribunais Regionais Federais.
As datas de pagamentos dependerão dos tribunais e nenhum deles definiu ainda prazos de pagamentos.
Para consultar os valores que serão pagos aos segurados, basta acessar o site do TRF da região na qual a ação foi analisada. O advogado do processo também pode ser acionado para dar informações sobre o caso.
Veja o passo a passo:
Para realizar a consulta é possível usar o número do processo, o número da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do advogado ou pelo CPF do segurado.
Os recursos que serão pagos entre junho e julho são aqueles que a “Data protocolo TRF” seja algum dia de maio de 2022. Quando o status do processo mudar para “pago total do juízo”, os valores foram depositados na conta aberta pelo tribunal.
Os atrasados que a soma resulta em mais do que 60 salários mínimos, são pagos como precatórios. Os depósitos ocorrerão entre julho e agosto. O CJF vai liberar R$ 25,4 bilhões para o pagamento dos precatórios alimentares.
A ordem de prioridade dos pagamentos dessa modalidade será a seguinte:
Têm direito ao recurso aposentados do INSS e demais beneficiários com ordem de pagamento emitida pelo juiz entre os dias 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021. Porém, com a PEC dos Precatórios apenas parte dos segurados vão receber.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…