Disney+ adiciona aviso de conteúdo racista em clássicos, como ‘Dumbo’ e ‘Peter Pan’

0

A plataforma de Streaming da Disney, a Disney+, adicionou recentemente um aviso de conteúdo sobre estereótipos racistas em suas obras clássicas, como, por exemplo, Dumbo, Peter Pan, A Família Robinson, Mogli e A Dama e o Vagabundo.

O aviso de conteúdo aparece ao espectador quando este clica no filme. Com isso, o rótulo surge e fica na tela por cerca de 10 segundos.

“Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas”, informa o aviso. “Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora. Em vez de remover esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo. A Disney está comprometida em criar histórias com temas inspiradores e ambiciosos que reflitam a rica diversidade da experiência humana em todo o mundo”.

Além disso, a tela de aviso de conteúdo contém um link para o site Disney.com/StoriesMatter, que inclui informações sobre o impacto de diversas narrativas na cultura.

Veja também: Disney+ chega ao Brasil em novembro

Stories Matter

De acordo com o site do projeto Stories Matter, a Disney está reavaliando títulos anteriores com um conselho consultivo composto por organizações externas, como a African American Film Critics Assn., Coalition of Asian Pacifics in Entertainment, National Association of Latino Independent Producers (Nalip), entre outros.

A empresa defende que as histórias moldam a forma como nos vemos e a todos ao nosso redor.

“Portanto, como contadores de histórias, temos o poder e a responsabilidade não apenas de elevar e inspirar, mas também de defender de forma consciente, intencional e implacável o espectro de vozes e perspectivas em nosso mundo”, informa a companhia.

No vídeo abaixo, a Disney apresenta um pouco mais do projeto “Stories Matter”.

Esse conteúdo também pode lhe interessar Stories criativos: confira essas dicas e aprenda como fazer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.