Disidrose: saiba se você possui essa doença
Alguma vez você já notou alguma mini bolha nos dedos dos pés ou nas mãos e ficou sem saber como surgiu? Pois bem, pode ser a disidrose. Saiba mais!
A disidrose, também cientificamente chamada de eczema disidrótico, é uma doença de pele cuja causa ainda é desconhecida. Entretanto, ela pode estar associada a uma reação alérgica. Além disso, ela não é não contagiosa. Esta dermatite se caracteriza por meio do surgimento pequenas vesículas ou de bolhas com líquido dentro e seu formato assemelha-se aos sagus. Pode aparecer nas solas dos pés, mãos e também nas laterais dos dedos.
As bolhas não ficam por longos períodos no corpo, dentro de duas ou três semanas elas começam a secar. Em alguns casos, ela pode se apresentar de forma crônica, sendo resistente ao tratamento, isso ocorre quando a causa da alergia ainda não foi identificada e a pessoa acabou tendo contato novamente.
CAUSAS
A disidrose está relacionada à alguma alergia que pode ser ocasionada por:
- Alimentação;
- Contato com substância como perfume, cremes, produtos de limpeza, entre outros;
- Contato com substâncias inalantes, como o cheiro de tinta, material de construção, solventes, entre outros;
- Estresse emocional;
- Fungos;
- Medicamentos
SINTOMAS DA DISIDROSE
Como já mencionado acima, a disidrose tem como sintoma característico o surgimento de pequenas bolhas d’água transparentes ou levemente avermelhadas. Essas bolhas se concentram somente na palma das mãos, solas dos pés e laterais dos dedos. Em casos mais graves, podem se alastrar em quase ou em toda a mão e pé.
A dermatite também apresenta outros sintomas como coceira, descamação da pele, e dor leve ou incômodo local.
TRATAMENTO
A disidrose é diagnosticada através de um exame clínico, o dermatologista também pode solicitar exames laboratoriais micológicos para uma análise aprofundada a fim de identificar a causa.
A disidrose não tem cura, tratando-se de uma doença crônica. Com a descoberta da causa fica mais fácil ministrar um tratamento para que cure as erupções e também, previna crises futuras.
Com o diagnóstico em mãos, o dermatologista irá definir o melhor tratamento para o seu caso, geralmente a disidrose é tratada com pomadas ou cremes com corticoides. Também é aconselhado a manter a hidratação do local afetado, visto que com a pele seca, fica mais propensa ao surgimento de lesões. O tratamento fará com que a lesão seque mais rápidos, acabe com a coceira e descame. Após a descamação, a pele já estará curada.
Você pode se interessar também: Você tem alergia ao suor? saiba como tratar