Diretrizes para treinar uma equipe focada em trazer soluções – Parte 01

0

Dentro do ambiente corporativo, existem diversas dificuldades que deverão ser enfrentadas. As rotinas de todos os processos empresariais sempre guardam algum tipo de problemática que se faz necessárias uma resolução possível dentro dos recursos disponíveis.

Diante desse fato, é essencial que a equipe de colaboradores esteja preparada para buscar essas soluções. Para tanto, é importante determinar diretrizes que possam orientar o foco da equipe na busca por resoluções que estejam alinhadas com os objetivos de curto e longo prazo do empreendimento.

Nesta serie de 2 artigos, vamos desenvolver as diretrizes que visam justamente essa orientação. Esperamos que o conteúdo aqui apresentado possa ser útil em apresentar termos que ajudem o empreendedor a ter um direcionamento sobre o que buscar para melhorar essa questão.

Determinando o problema

O primeiro ponto a ser abordado é determinar de maneira detalhada o problema. É preciso estar ciente sobre as possíveis consequências caso o problema continue sem uma solução que possa agregar valor aos objetivos da empresa.

Portanto, a equipe precisa estar focada nessa questão de buscar informações relevantes e confiáveis sobre todo o problema e como ele atinge as rotinas empresariais. Além disso, é preciso determinar a possível solução, com a maior especificidade possível, mesmo que a maneira como isso acontecerá não esteja claro ainda.

Segmentando o problema

Após uma avaliação criteriosa sobre a problemática e a possível solução, é o momento de segmentar o mesmo. Essa separação tem o proposito de facilitar a maneira como a solução será colocada em prática.

Dividir o problema em metas que sejam totalmente possíveis, não somente facilitará o trabalho de todos os envolvidos, como também manterá a equipe motivada ate que tudo esteja devidamente resolvido.

Para facilitar todo esse processo, é fundamental saber que existirão metas mais urgentes a serem resolvidas enquanto outras poderão ser solucionadas no longo prazo.

Para determinar isso, será importante que a equipe não somente tenha acesso a as informações mais relevantes, mas entenda todos os grandes objetivos da empresa e consiga priorizar de maneira alinhada com isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.