O assunto do dinheiro esquecido, depois do anúncio dos valores a receber do Banco Central do Brasil, pode gerar dúvidas. Por exemplo, como é possível sacar o dinheiro esquecido de uma pessoa falecida.
Segundo o BC, há cerca de 6 bilhões de reais para as pessoas resgatarem. Desta forma, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas poderão resgatar algum valor.
Se você quer saber uma maneira prática de sacar o dinheiro esquecido de pessoa falecida, continue conosco na leitura até o final.
O dinheiro esquecido no banco pode ser consequência de diversos fatores, como o encerramento de poupança ou até mesmo conta corrente com algum dinheiro. Cobrança imprópria de tarifas, parcelas e créditos. Bem como consórcios finalizados e cotas de capital e divisão em instituições financeiras formadas por associação de pessoas.
Tanto pessoas físicas quanto empresas podem consultar se há dinheiro para receber e em caso positivo, recebê-lo. A consulta deve ser feita através do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil. A consulta de dinheiro esquecido de pessoas falecidas pode ser feita por herdeiros, testamentários, inventariantes, assim como representantes legais.
Em primeiro lugar, para saber se há algum valor para receber, é necessário acessar o site http://www.valoresareceber.bcb.gov.br. Este é o único site que o Banco Central do Brasil criou para as pessoas consultarem os valores. Em seguida, irá abrir a página de consulta pública, onde o herdeiro preencherá os espaços com os dados da pessoa que ele deseja consultar o saldo. Nesta etapa irá colocar o CPF e a data de nascimento. Se a pessoa não tiver dinheiro esquecido, o site irá propor uma nova consulta em outro momento. Contudo, se houver dinheiro, a consulta continuará em outra página. Esta, entretanto, se tiver muitos acessos ao mesmo tempo, direcionará a pessoa a uma página de espera.
Em seguida a pessoa fará login com a sua própria conta gov.br, caso não possua uma ainda, pode criá-la através do site do governo ou do aplicativo disponível nas lojas de aplicativos de IOS (App Store) e de Android (Play Store).
Após o login, abrirá uma página onde a pessoa deverá selecionar a opção “valores de pessoas falecidas”. Então, irá ler o Termo de Responsabilidade e, após concordar, poderá acessar os dados da pessoa falecida. Sendo assim, terá que manter em sigilo, todas as informações que tiver acesso, conforme determina a lei. Vale ressaltar também que todos esses processos ficarão salvos na base de dados do Banco Central.
No passo seguinte, a pessoa irá acessar os valores a receber, da mesma maneira que nomes e contatos dos bancos nos quais estão o dinheiro. O saque do valor não poderá ser feito pela plataforma, e sim, diretamente com os bancos. Estas, por sua vez, orientarão os próximos passos. Bem como, onde acessar o recurso e quais os documentos necessários.
Você achou fácil acessar o dinheiro esquecido de pessoa falecida? Compartilhe conosco aqui nos comentários.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…