Existem milhares de pesquisas que comprovam os males do fumo em vários aspectos. Esse hábito prejudica o pulmão, pele, cabelos e ainda há a possibilidade de desenvolvimento de câncer e agravar outras doenças, como diabetes, por exemplo. Por esse motivo, hoje, vamos trazer 4 dicas para parar de fumar. Quer parar de fumar ou conhece quem queira? Então, veja agora algumas dicas aqui no Brasil123.
Fumar é um vício e um hábito. Assim, os componentes usados para fabricar o cigarro têm um potencial viciante, e a utilização do fumo pode ter se tornado um hábito para você. No entanto, o que veio primeiro o hábito ou o vício?
Podemos afirmar, sem medo de incorrer em erros, que uma coisa levou à outra e elas se retroalimentam. Por que é importante fazer esta distinção? Porque ninguém fica viciado ao usar o primeiro cigarro. Ou seja, foi o desenvolvimento do hábito que gerou o vício e, para parar de fumar, é preciso eliminar hábitos e se livrar do vício.
4 dicas para parar de fumar – Reprodução Canva
Em décadas anteriores, o cigarro já foi propagado como símbolo de glamour e um convite para aventuras e boas experiências. Para comprovar isso, saiba que, antigamente, exibiam-se as propagandas de cigarro, sem a menor censura, na televisão e até mesmo nos cinemas.
Assim, atualmente, além de se proibir as propagandas, há avisos nas embalagens e até mesmo em programas governamentais gratuitos para quem quer parar de fumar. Fumar ficou fora de moda, além de o vício ser um risco real para a saúde.
Tome a decisão, mas tome-a por e para você! Escolha um dia para parar. Não fique atrasando essa decisão mais do que o necessário, já que isso poderá simplesmente fazer com que você deixe de lado o projeto de parar. Sendo assim, marque o dia na agenda e jogue os cigarros fora. Isso pode parecer difícil, mas é completamente necessário.
Conheça seus gatilhos e momentos em que você fuma por hábito e não fume naquela hora! Tomou um café e acendeu o cigarro? Que tal se programar para deixar passar 15 minutos e não fumar imediatamente após o cafezinho?
Escolha um método para parar de fumar, um médico pode te ajudar muito nessa escolha. Procure também programas gratuitos para eliminar o tabagismo. Existem diversas formas que você pode consultar na internet e até locais específicos onde pode ir para buscar ajuda.
Escolha substitutos saudáveis para o cigarro e use-os na hora em que a vontade de fumar bater. Não troque o cigarro pelo consumo de balas, por exemplo. Ao fazer isso, você estará apenas trocando um vício pelo outro.
Procure também apoio de amigos e familiares. Eles querem o seu bem e vão te ajudar nesta jornada! Adotando esses hábitos, você verá que, no início, tudo parecerá muito difícil, porém, é muito importante continuar persistindo. Assim, com essas dicas de como parar de fumar, você terá resultados muito mais rápidos.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…