Dicas para estudar para os concursos durante a pandemia

O momento é de incerteza, mas também de oportunidades para o concurseiro

1
Concursos realizados durante a pandemia obrigam atenção com a saúde
Muitos concursos já tem data marcada depois da reabertura. Fonte: Direção Concursos

Com a pandemia muitos concursos públicos foram adiados. Alguns onde o edital já foi publicado tiveram de adiar a data das provas. Outros sequer têm perspectivas para a publicação do edital. Pra não falar daqueles que foram suspensos de repente.

Isso pode ser um azar momentâneo na vida do concurseiro. Mas também é uma oportunidade que deve ser aproveitada. Afinal ainda existe a necessidade do concurso para o órgão público. A princípio, isso pode ser um momento de aprimorar e reorganizar os estudos.

Desde já, vamos listar o que deve estar na rotina do concurseiro que teve suas perspectivas afetadas pela pandemia

Olho nos editais

Todo concurseiro sabe que o primeiro passo é ler o edital. Mas conforme o período de pandemia criou uma época de indefinição, a importância do edital ganhou um peso extra.

Pois não apenas existe a esperança de que o edital saia a qualquer momento. Mas mesmo os concursos que tiveram o edital publicado podem ser modificados pelos interesses das instituições que o realizam.  Isso pesa especialmente para a questão da data das provas.

Logo, as seguintes orientações devem estar sempre em mente para acompanhar o  edital:

  • Acompanhar diariamente o noticiário sobre concursos para ver se o edital já saiu;
  • Com o edital publicado, ver o lançamento de anexos e editais complementares no site da instituição responsável;
  • Conferir o lançamento e mudanças na data provável da prova;
  • Conferir possíveis alterações no material de estudos

Organizando os estudos

Mas conforme a indefinição do concurso se mantém, o importante é aproveitar o momento para reequilibrar os estudos. Afinal, a situação pode significar um considerável ganho de tempo para o concurseiro.

Trata-se de uma oportunidade para o concurseiro definir uma agenda de estudos que seja mais confortável para a sua rotina. E que também permita um aproveitamento melhor do material estudado.

Considere também que o ganho de tempo permite um melhor aprofundamento do conteúdo para estudos. Pois é comum entre muitos concurseiros apressarem os estudos por conta da pressão da data da prova.

Conforme a pandemia arrasta muitos concursos ao adiamento, pode-se aproveitar para entender mais e melhor daquilo que o concurso exige.

Atenção

Alguns concursos continuam no horizonte da indefinição. Mas não se deve ignorar que parte do serviço público está experimentando uma reabertura em alguns estados.

Isso pode acarretar que muitos concursos em breve estarão dentro da perspectiva de realização. Na verdade, muitos provas já estão saindo com datas prováveis para as provas em um futuro próximo.

Se o concurso já estiver com a data marcada, então não vacile nas medidas de prevenção. Então mantenha o cuidado redobrado com essas medidas:

  • Use a máscara e não a tire dentro da sala de estudos;
  • Leve álcool e gel para higienizar as mãos;
  • Evite tocar no rosto;
  • Verifique se a sala está organizada de forma a permitir o distanciamento mínimo.

Lembre-se que sua vida é mais importante que o emprego público.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.