Dicas para driblar a crise econômica em casa

Confira o quadro feito por especialistas para reequilibrar as contas domésticas!

0

Em especial na pandemia, a renda de muitas famílias caiu e, assim, nada melhor do que dicas sobre como recuperar a estabilidade financeira, não é?

A seguir, você confere sugestões simples e valiosas da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin)!

 

Dicas para colocar as contas de casa em dia

De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, as projeções econômicas brasileiras apresentam alguns sinais de melhoras. No entanto, devido à pandemia – que começou em abril – o cenário econômico continua preocupante.

Além disso, ainda segue em alta o desemprego e número de endividados e inadimplentes. “Muito disso é reflexo do macro, que interfere diretamente no micro. Ou seja, nos lares brasileiros (micro)”, explica. Domingos, que também é presidente da Abefin.

Já a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a crise econômica causada pela pandemia afetou o trabalho de 53,5% das famílias brasileiras. Isto desde o mês de maio. Além disso, o cenário não mudou muito de lá para cá.

Ademais, cerca de 25% tiveram redução salarial proporcional à queda na jornada de trabalho. Enquanto isso, 14,7% do país teve pelo menos um familiar com contrato suspenso durante a pandemia.

Por fim, 12,7% dos brasileiros relataram que pelo menos uma pessoa do núcleo familiar acabou demitida. Os dados também são da FGV, referente aos meses de maio, junho e julho.

“Contudo, mesmo com um cenário pouco animador da crise e da pandemia, não há motivos para desespero. Mas, sim,  para planejamentos e adequação. Assim, buscando sair fortalecido deste período.”, avalia o presidente da Abefin.

Para isso, então, Domingo produziu o quadro abaixo com dicas. São 5 dicas fáceis, mas que o especialista em educação financeira garante que dão resultados.

Ou seja, seguindo as dicas, fica mais fácil combater a crise financeira que reflete dentro de casa. Boa parte dessa crise, causada pelo cenário econômico decorrente da pandemia.

 

Dicas Fonte Dsop
Dicas Fonte Abefin

 

 

 

 

Com informações da assessoria de comunicação da Associação Brasileira de Educação Financeira e do Uol

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.