Dicas para dirigir melhor: desde iniciante ao avançado

0

Quando se começa a fazer a carteira de motorista, é comum que se fique apreensivo e inseguro. Contudo, isso pode ser superado sem dificuldades com algumas dicas para dirigir melhor. Elas variam desde conhecer a mecânica do carro até mesmo aspectos psicológicos. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o que o Brasil 123 preparou para te ajudar.

1. Aprenda a usar as marchas corretamente

O primeiro passo é compreender como o carro funciona em quesito de marchas. As iniciais proporcionam força enquanto as mais altas são de velocidade. Em suma, quando mais velocidade se deseja, mais é necessário de força. Portanto, a número 1 é a usada para arrancar o automóvel.

Ao ver que o conta-giros aumenta para uma média de 2,5 mil giros, é o momento de apertar  o pé direito na embreagem e trocar para uma maior. Não acelere enquanto faz isso.  Caso veja que o conta-giros está abaixo de mil, é porque o carro está morrendo e necessita da diminuição da marcha. Geralmente ocorre porque está indo com a velocidade muito baixa para a marcha que está ou se encontra subindo um morro (precisa de força).

Motoristas iniciantes fazem o uso desta contagem mas com o passar do tempo, não será mais necessária. Tudo pode ser ouvido com o barulho feito pelo motor.

2. Não esqueça o caminho

Outra dica que vai facilitar – e muito – sua vida é usar o melhor GPS automotivo. Dessa forma, não correrá o risco de se perder durante o caminho. Existem muitos sites que fazem review dos melhores GPS’s que irão te auxiliar nesta escolha. Alguns deles ainda informam quais locais terão polícia e radares, é muito legal!

Algumas pessoas também usam o benefício do celular e o Maps. Infelizmente, a tela pode acabar sendo pequena e a bateria não durar muito, causando insatisfações durante a viagem.

3. Arrancando de um morro

Lembra do conta-giros que abordamos antes? Aqui também é importante falar dele. Coloque sua marcha na primeira enquanto aperta o freio e a embreagem. Vá soltando a embreagem de forma gradativa (não solte tudo para que o carro não morra). Ao sentir o barulho do motor, pare o pé e tire do freio. Dessa forma, o carro não irá para trás.

Algumas pessoas preferem partir para o método mais fácil que é usar o freio de mão. Contudo, ele não é permitido nas provas e aulas da auto escola. Observe a vídeo-aula preparada pelo canal LegTransito Ronaldo Cardoso. Eles explicam algumas técnicas para arrancar no morro que não abordamos no artigo.

E então, tem mais algumas dicas para dirigir? comenta conosco!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.