Muitas pessoas tiram a carteira, mas quando não têm mais o instrutor do lado, sentem insegurança na direção. Por isso, é preciso aprender a dirigir mesmo se você já tem carteira, porque o documento não garante a segurança no trânsito. Portanto, veja essas dicas para dirigir com mais tranquilidade e coloque-as em pática!
Bruna Marquezine leva Xolo Maridueña para festa de Sasha Meneghel no Rio de Janeiro
Primeiramente, para aprender a dirigir fora da autoescola é preciso não parar de dirigir. A prática leva à perfeição e se você parar, terá que treinar tudo de novo quando quiser voltar. Portanto, tente praticar todos os dias que for possível, especialmente se você tiver acesso ao carro frequentemente.
Se você está inseguro e gostaria de aprender dirigir, comece primeiro em locais próximos aos que você mora, ou em locais os quais você conhece muito bem. Isso porque você já passou por eles diversas vezes, entende as sinalizações e não terá que se preocupar com nada além focar na direção e aprimorá-la.
Dirigir sozinho acaba trazendo mais insegurança para quem está aprendendo a dirigir, mesmo que já tenha tirado a carteira. Por isso, sempre que puder, convide alguém da sua confiança, que consiga te deixar mais calmo durante o tempo no qual você estiver dirigindo. Dê preferência para pessoas calmas e que confiem nas suas habilidades, uma vez que pessoas estressadas, mesmo que te amem, ficarão tensas ao acompanhar um iniciante na direção e isso, consequentemente, piorará sua ansiedade.
O que a experiência do vestibular pode trazer ao estudante
Pratique todos os dias que puder, para aprender a dirigir. Entretanto, não saia dirigindo a qualquer horário porque quanto mais carros estiverem rodando, maior será a sua ansiedade. E como ninguém consegue aprender e pegar confiança ansioso, dê preferência para horários fora do horário de pico. Apenas dirija em horários com mais tráfego de carros quando já sentir mais preparado e, mesmo assim, por perto e por locais conhecidos.
Treine bastante, sempre que não houverem carros por perto, o controle do carro. Para isso, busque estacionar fazendo baliza, parar em morros e arrancar em seguida. Vá testando o carro e entendendo o seu funcionamento para aprender a dirigir com mais confiança quando outros carros estiverem por perto.
Por fim, se você praticou durante um bom tempo, convidou um amigo ou alguém da família para te acompanhar e treinou o controle do carro, mas mesmo assim se sente inseguro com relação à direção, é hora de buscar ajuda profissional.
Sim, é hora de voltar à autoescola, dessa vez para pessoas já habilitadas, e tentar adquirir confiança nas suas habilidades para dirigir sozinho. Em último caso, entretanto, se o seu medo for extremo, procure por ajuda psicológica para entender de onde ele vem e como aprender a dirigir com mais confiança. Vale tudo, menos desperdiçar a carteira!
Cuidados com bebês que toda mãe de primeira viagem deve saber
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…