Dicas de Segurança da CAIXA para as suas senhas e cartões; fique atento

Confira as orientações da Caixa Econômica Federal

0

Os pagamentos do auxílio emergencial 2021 seguem o seu calendário, e com isso fala-se muito no aplicativo Caixa Tem, e muitos outros oferecidos pela Caixa para facilitar a vida dos trabalhadores. Diante deste universo de tecnologia, existem dicas de segurança que devem ser sempre consideradas, para garantir que você não seja vítima de um golpe.

Dicas de Segurança

Acompanhe as dicas e esteja sempre atento.

Senhas

A Caixa não pede senha, números de cartão ou de documentos. Quando a Caixa entra em contato, é ela quem fornece os dados para que você confirme, nunca o contrário. Portanto, se receber uma ligação informando ser da Caixa e oferecendo, por exemplo, um aumento de limite no seu cartão e que para isso ser possível você deve fornecer o número do seu cartão e sua senha, saiba imediatamente que se trata de um golpe. Não forneça os seus dados.

SMS

A Caixa também não envia nenhum tipo de link de acesso por SMS. Caso receba, pode desconfiar e não clique.

Troca de cartão

O golpista oferece ajuda para a vítima no autoatendimento, geralmente quando a agência está fechada. Quando a vítima entrega o cartão, rapidamente ele troca o cartão, diz que não tem mais problema algum e vai embora. Quando a vítima percebe que o cartão foi trocado, vai até o banco ou consulta o aplicativo pelo celular, já é tarde demais e valores foram sacados ou transferidos da sua conta.

Não aceite ajuda de terceiros. Sempre que houver necessidade, peça ajuda para algum empregado da agência.

Chave Pix

Vai cadastrar sua chave Pix? Use somente os canais oficiais da Caixa: Internet Banking, aplicativo Caixa, aplicativo Caixa Tem.

Link suspeito

Se você clicou em um link ou abriu um arquivo que considere suspeito, se vierem em nome da Caixa, reporte isso pelo e-mail [email protected]. Além disso, feche o site ou apague o arquivo em questão, passe um antivírus no seu celular ou computador.

Remetentes

Desconfie de remetentes estranhos nos e-mails e mensagens recebidas, pois podem ser indicativos de fraude.

Cupons de desconto

Fique atento com as mensagens de ter recebido cupons de desconto para compras online. Evite clicar em links recebidos por fontes desconhecidas. Prefira acessar as páginas oficiais das lojas de compras e verificar se existem promoções disponíveis de fato.

O que fazer em casos de suspeita de golpe?

Nestes casos, entre em contato com a sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.

Canais de Atendimento

Confira os canais para atendimento telefônico:

Atendimento Caixa

Atendimento para Pessoa Física, Jurídica ou Ente Público; Conta corrente, poupança e empréstimos comerciais; Cartão de Crédito; Habitação; Suporte na utilização dos sites e aplicativos Caixa e Caixa Eletrônico; Negociação de dívidas em atraso, renovação de penhor e contratos cedidos pela Caixa; Resultado de Loterias.

  • Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004 0104;
  • Demais regiões: 0800 104 0104.

Atendimento Caixa Cidadão

Referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social: 0800 726 0207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

SAC Caixa

Reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços da Caixa através do telefone 0800 726 0101.

Ouvidoria Caixa

Reclamações não solucionadas: 0800 725 7474. O atendimento ocorre em dias úteis, das 09h às 18h.

Canal de Denúncia

Demandas com indícios de crimes e outros ilícitos que possam estar relacionados às atividades da Caixa: 0800 512 6677. Atendimento disponível 24 horas por dia.

Confira também: Auxílio Emergencial: Acompanhe o calendário da 3ª e 4ª parcela

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.