As principais dicas de marketing digital

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O marketing digital se tornou tendência junto com a internet. Afinal, este novo canal de comunicação abriu uma série de oportunidades para os empreendimentos de diversos nichos.

Basta pensar por um segundo, e você perceberá que com a internet é possível expandir seu público para qualquer parte do Brasil. Claro, isso se você souber como aplicar boas estratégias.

Para te ajudar a acertar nas suas estratégias de marketing digital, preparamos este texto com as principais dicas de marketing digital.

Tenha um planejamento

Assim como tudo na vida, no marketing digital é preciso aprender como se planejar. Um bom planejamento possui as seguintes características:

  • Estabelece resultados mensuráveis a curto e longo prazo, baseados em dados
  • Estabelece planos de ação de longo prazo
  • Estabelece planos de ação de curto prazo
  • Integra diversas plataformas (redes sociais, sites, parcerias etc.)
  • É detalhado, mas não é rígido. Está aberto a mudanças
  • Essas são as principais características de um planejamento de marketing digital.

Crie um site

Um site é essencial para investir em marketing digital. Afinal, ele será sua principal presença na internet. As redes sociais têm como papel principal redirecionar tráfego para seu site.

Para criar um site você precisará de uma hospedagem de sites e de registrar um domínio. Ambos os serviços podem ser feitos com um provedor de hospedagem.

Na hora de escolher um provedor de hospedagem avalie os seguintes aspectos:

  • Suporte humanizado
  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Planos com valores justos
  • Uptime de 99%
  • Espaço de armazenamento adequado
  • Possibilidade de tornar seu negócio escalável com upgrade nos planos

E se você acha que criar um site é algo que dá muito trabalho e demanda muito tempo ou dinheiro, saiba que você está muito enganado! A contratação dos planos de hospedagem de sites e registro de domínio podem ser feitos com investimento menor que R$100,00.

Para criar um site, você pode investir em um CMS e não pagar milhares de reais a um desenvolvedor.

Utilize um CMS

Um CMS é uma plataforma que permite criar sites e blogs de forma simplificada, sem escrever linhas e mais linhas de códigos. O CMS mais famoso e recomendado do mundo é o WordPress e é facilmente instalável na sua hospedagem.

Além disso, se quiser poupar o trabalho (simples) de instalar o WordPress, pode contratar uma hospedagem com WordPress.

Invista em conteúdo relevante

Conteúdo é uma das coisas mais importantes a serem produzidas dentro de uma estratégia de marketing digital. Um conteúdo pode ser considerado relevante se ele tira dúvidas do seu público.
Para entregar um conteúdo ao seu publico você pode investir em diversos formatos: blogs, podcasts ou vídeos.

E claro, não basta escrever bons conteúdo é preciso divulgá-los. Neste ponto, suas redes sociais podem ajudar a fazer com que seu público se engaje melhor com seu conteúdo.

Utilize um funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia para ser aliada ao marketing de conteúdo. Ele considera basicamente três estágios.

O topo do funil, em que os usuários ainda não conhecem seu serviço ou produto. A função dos conteúdos neste ponto é apresentar soluções e tirar dúvidas dos clientes.

O meio do funil, onde o seu cliente já conhece seu produto e ainda está se decidindo se vale a pena a aquisição. O foco aqui é apresentar a vantagem da sua solução sobre as outras oferecidas.

E por fim, o fundo do funil. Aqui o cliente já conhece o seu produto e entende suas vantagens, cabe a você guiá-lo para a aquisição de fato. Ou o que chamamos de conversão.

Aprenda sobre SEO

SEO são técnicas utilizadas para otimizar textos e sites para que eles apresentem melhor posicionamento nos buscadores como Google, Bing e Duck Duck Go.

Quando falamos de SEO existem diversos fatores que influenciam neste sentido e que se atualizam com frequência. Por isso é importante estudar o campo a fundo e com frequência.

Invista em Guest Posts

Guest posts são a troca de postagem entre diferentes sites. Essa prática é benéfica a ambos, pois podem permitir uma troca de tráfego, bem como uma troca de autoridade. A autoridade é um dos fatores que influenciam no posicionamento no Google.

Logo, a prática de guest posts, pode ser uma estratégia interessante de SEO.

Aprenda a investir no Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Ela é uma excelente oportunidade para gerar tráfego pago para o seu site.

Tráfego pago? Isso mesmo, pagar pelo tráfego pode ser uma ideia muito boa. Basta um calcula simples: se você investir R$100,00 em tráfego pago para conseguir 50 cliques e entre eles conseguir uma venda de R$150,00… isso mesmo, você já lucra 50% em cima do valor investido.

Mas antes de se aventurar pelo Google Ads, estude bastante sobre para fazer o melhor investimento para o seu negócio.

Otimize para dispositivos móveis

Hoje a maior parte do acesso à internet no mundo é feito por dispositivos moveis. Se o seu site não for otimizado, os seus clientes não permanecerão nele.

Cabe dizer ainda, que a compatibilidade com dispositivos moveis é um pré-requisito do Google para indexar suas páginas. Ou seja, se você não der essa atenção ao seu site, pode ser que ele sequer apareça no Google.

Felizmente, utilizado o WordPress essa compatibilidade é facilmente configurada. Então, não deixe esse detalhe passar sem ser percebido por você.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são um veículo muito forte dentro da internet. Por elas é possível não só atingir seu público, como interagir com ele.

A partir delas você pode conseguir tráfego para seu site e seu blog, bem como divulgar campanhas.

Acompanhe as métricas

Por fim, nunca deixe de verificar suas métricas. Com elas você saberá quais partes do seu planejamento estão funcionando e quais precisam ser ajustadas. Como dissemos, o planejamento está aberto a mudanças e estas devem ser feitas com base nos resultados.

Você pode verificar locais do país onde seus conteúdos se saem melhor, onde você converte mais e até quais conteúdos mais relevantes para seu público.

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