Dicas de como ler livros de filosofia de forma divertida

1

Como ler livros de filosofia pode ser uma tarefa difícil, ainda mais para aqueles que não fazem parte do mundo da leitura. Isso ocorre porque as obras são extensas e complexas, o tempo parece que não rende e pode não ser algo divertido. Além disso, os assuntos abordados não são interessantes para os jovens, já que estão relacionados ao existencialismo, formas de governo e muito mais.

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 preparou uma série de dicas para te ajudar a descobrir como ler livros de filosofia. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

1- Procurando um tema que chame a atenção

Na filosofia, são abordados inúmeros temas diferentes entre si. Dessa forma, você pode optar por uma opção que goste e começar por ela, segue abaixo alguns assuntos que podem servir de inspiração:

  • Moral e ética
  • Existencialismo
  • Suicídio
  • Linguagem humana
  • Justiça
  • Formas de governos
  • Alienação

2- Opte por livros mais superficiais

Não há como ler livros de filosofia avançada sem começar pelo básico. Esse é um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas detestam esta disciplina. Muitos tutores ou professores não inserem os alunos em um campo e recomendam obras fortes e complexas já na primeira abordagem. Dessa forma, é comum que não entendam nada sobre o que está sendo abordado.

Por exemplo, o livro “Espírito das Leis” de Montesquieu, quando lido por um iniciante, é praticamente incompreensível. Ele é extenso e aborda sobre inúmeras formas de governo e culturas espalhadas por todo o mundo. Além disso, a obra é uma junção de inúmeros pensamentos antes do filósofo e que o inspiraram.

Uma opção para quem está começando é “O Mundo de Sofia“. O enredo se passa na década de 90 e abordam temas essenciais que conseguem inserir o leitor em conceitos básicos de filosofia com uma pergunta que, mesmo parecendo básica, é mais complexa do que parece: “Quem é você?”.

3- Usando um dicionário

É comum encontrar termos diversos em livros de filosofia e que, muitas vezes, não saberá o significado. Portanto, busque levar consigo um pequeno dicionário, seja ele digital ou físico. Busque o significado das palavras e termos que não conhecer para deixar a interpretação ainda mais completa.

4- Espere o momento certo

Quem é que nunca ouviu um leitor dizer: “Está parado na minha estante, não me sinto preparado para ler!”. Isso não é significado de arrogância, mostra maturidade. Não se precipite para ler uma obra avançada se ainda não há preparo para isso. Por exemplo, não há como ler Karl Marx sem ter lido todos os filósofos que o inspirou. Caso contrário, apenas entenderá de forma errônea os  textos. O mesmo serve para outras obras!

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.