Dicas de como ler clássicos e entender o que está escrito

1

Como ler clássicos é uma das maiores dúvidas de estudantes de ensino médio e fundamental. Isso porque é um tipo de leitura muito pedida por professores e tutores de língua portuguesa. A prática pode se tornar incompreensível e isso causa frustração e traumas.

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou uma série de dicas de como ler clássicos e entender o que está escrito!

1- Busque por um tema que gosta

O primeiro passo é buscar por um tema que gosta. Os livros abordam sobre inúmeros assuntos, desde a química até o amor. Dessa forma, pesquise sobre os gêneros existentes e descubra quais os seus favoritos. Após isso, busque pelos principais livros relacionados ao tema. Por exemplo, se gosta de distopias, os mais famosos são “Mundo de Aia” e “Laranja Mecânica”.

2- Começando por obras simples

A literatura infantojuvenil é muito criticada por leitores de filosofia e clássicos. Entretanto, seu papel para a construção de senso crítico é fundamental. Não há como um adolescente – ou é muito difícil que isso ocorra – seja inserido no mundo da leitura começando seus hábitos lendo obras antigas. É necessário inserir textos simples e que estimulem o “querer mais”. Somente após estar bastante adaptado a leituras modernas e contemporâneas, busque avançar o nível.

3- Não se apresse

Se apressar por ser a pior coisa feita. Isso porque uma má experiência pode causar desconfortos e traumas. Quem nunca ouviu um colega dizer que “foi obrigado a ler determinado livro e não gostou porque era difícil e nunca mais tentou”? Isso é muito comum nas escolas e faculdades. Muita gente foge da experiência da leitura por más experiências.

Essa má experiência ocorre, principalmente, pela dificuldade de compreensão. Portanto, não tenha pressa em ler obras mais avançadas e caminhe seguindo o seu processo de aprendizagem. Não faça com que algo gostoso se torne um pesadelo.

Há histórias de pessoas que leram livros simples por mais de dez anos para somente depois ler sobre filosofia e aprender a como ler clássicos.

4- Use um dicionário

Como ler clássicos já é uma tarefa difícil e que pode ser ainda mais complicada quando não se sabe sobre termos utilizados. Sendo assim, busque estar acompanhado de um dicionário para que o sentido do texto fique ainda mais claro.

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.