Porque o dia do Orgulho Nerd é chamado de dia da toalha

0

Arthur Dent, um inglês mediano e pacato, tem a sua casa demolida porque deveria ter ido à prefeitura pedir o cancelamento de uma obra que não havia sido notificada.

Acontece que pelos mesmos motivos, uma raça alienígena invade a terra, a destrói e o mundo acaba – os humanos deveriam ter ido a um escritório em outra galáxia pedir que a obra na terra fosse cancelada, o que impediria sua demolição.

Para a sorte de Arthur, seu amigo Ford Prefect é um alienígena disfarçado de ator, cujo objetivo na terra é fazer uma pesquisa de campo para escrever um guia de viagens intergalácticas chamado ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ e ele é salvo.

Os dois ingressam numa aventura pelo espaço e a única coisa que Arthur consegue levar da Terra é uma toalha, objeto que para Ford Prefect é uma das criações mais complexas e importantes desde o BIg Bang. 

Tudo bem, talvez você não tenha assimilado nada até aqui, e essa narrativa não fez sentido nenhum,  mas não entre em pânico! Agora que você já foi inserido no contexto da história, vai ficar mais fácil entender que negócio é esse de Dia da Toalha.

O começo dessa história

Douglas Adams foi um escritor inglês, e é conhecido mundialmente por sua saga em cinco volumes de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ – resumida logo no começo deste texto – este livro se tornou um clássico do mundo Geek e da cultura pop, com seu humor irônico e sagaz, suas críticas ácidas à sociedade, e uma história mirabolante repleta de absurdos e acasos, a obra adquiriu fãs em todo o mundo.

O primeiro volume desta série de ficção científica foi publicado no final da década de 70 e, em pouco tempo, milhares de cópias foram vendidas. O humor peculiar de Adams conquistou muita gente, e o seu legado está sendo preservado há gerações. 

O escritor também foi responsável por contribuições e influências diretas em séries como ‘Doctor Who’ e ‘Monty Python’

O que tem a ver a toalha com tudo isso?

Ok, provavelmente já deu para perceber a importância da literatura de Dougla Adams e o quanto ‘O guia do Mochileiro das Galáxias” é significativo para seus fãs – nerds de todas as idades que tiveram acesso a este clássico.

Acontece que em 2001, quando tinha 49 anos, o escritor faleceu de um ataque cardíaco, e admiradores de todo mundo queriam encontrar uma forma de homenagear este célebre autor.

Após várias sugestões, fóruns, debates e tentativa de organização, ficou decidida a criação do Dia da Toalha – a invenção mais importante depois do Big Bang, lembra? Este que é “um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar” – no dia 25 de maio, exatas duas semanas após o falecimento de Adams.

A toalha, na obra de Adams tem um valor simbólico e considerável, afinal todo mochileiro seria respeitado por levar consigo este objeto. Quem anda com uma toalha consegue fazer uma viagem intergaláctica totalmente prevenido! 

E onde entra o Dia do Orgulho Nerd?

O dia do Orgulho Nerd, ou dia do Orgulho Geek foi criado em 2006 na Espanha, 29 anos depois da estreia do primeiro filme da saga Star Wars, que foi exibido em 25 de maio de 1977. Vale lembrar que este filme foi Record de bilheteria e se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos.

Coincidentemente os adeptos da cultura Geek perceberam que esta data era a mesma escolhida para homenagear Douglas Adams, com o Dia da Toalha. 

Ficou estabelecido, então, o dia 25 de maio para celebrar o Orgulho Nerd e evidenciar uma geração de entusiastas, que passaram a se reunir todos os anos em eventos que se tornam cada vez mais populares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.