Devo escovar os dentes do meu gato?

0

Provavelmente isso não passa na cabeça da maioria dos donos de gatos. Afinal, devemos escovar os dentes de gato? Isso pode assustá-lo? Causar problemas? É muito raro pensar nisso. No entanto, a prática é muito aconselhada para evitar diversos problemas de saúde e garantir a higiene bucal do seu gato.

Devo escovar dentes do meu gato?

Sim! Se você não fizer isso, ele pode ter problemas na boca. A placa bacteriana se forma em 24 a 48 horas. Se não for devidamente removida, isso leva a formação de cálculo dental e gengivite, ou seja, é de extrema importância essa escovação. Caso ache que não é possível escovar diariamente, faça isso com a maior frequência possível, justamente para evitar os problemas mencionados.

Como escovar dentes do gato?

Essa é uma questão bastante prática. Para escovar dentes de gato, é necessário uma pasta de dente específica para pets. Geralmente, a mesma que se usa com cachorros. O atrito necessário para uma boa higiene pode ser obtido com escovas de dentes humanas ou veterinárias.

Além disso, é bom prestar atenção no tamanho da escova para que ela caiba bem na boca do felino e não o machuque. Nesse sentido, a escovação dental deve ser de forma muito parecida com a que fazemos e nunca empregar muita força.

Como acostumá-los?

É necessário acostumá-los aos poucos e fazer de forma muito calma e paciente, pois ele claramente ficará assustado quando o processo começar. Não apresse. Também é necessário lembrar que gatos não devem sair para caçar. Mas no caso do seu gato matar um rato ou um passarinho, escove seus dentes logo depois.

Gostou das dicas? Então, compartilhe com quem você sabe que tem um miau em casa e deixe o seu comentário.

Por fim, veja também: Cuidando do seu cão em casa. Veja essas dicas. 

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.