Descubra 6 benefícios do ioga para saúde

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Com o avento da quarentena a prática de atividades dentro de casa aumentou e o ioga é uma das que ganhou vários adeptos. Além de trabalhar o corpo, os praticantes também trabalham a mente. Descubra abaixo 6 benefícios do ioga para sua saúde!

Para fazer ioga não é preciso sair de casa, nem gastar dinheiro. Na internet é possível encontrar vários vídeos ensinando as posições, dicas e como praticar.

Benefícios do ioga

  • Melhora a flexibilidade

A lista de benefícios do ioga vai começar com o mais conhecido deles, que é a melhora da flexibilidade. Mas, calma! Para praticá-lo você não precisa ser uma pessoa super flexível, comece respeitando seu corpo e tentando desafiá-lo aos poucos. Com o passar do tempo será possível perceber como abaixar e fazer atividades do dia a dia estão mais fáceis.

  • Faz bem para os pulmões

Ao praticar ioga você vai fazer uma série de exercícios respiratórios, que vão influenciar na abertura dos pulmões.

  • Diminui o estresse e ansiedade

Para potencializar os benefícios do ioga você pode combiná-lo com a prática da meditação. Isso fará com que a mente se concentre no presente, esquecendo temporariamente problemas do passado e do futuro.

Além disso, o relaxamento proporcionado pela prática diminuirá a produção de cortisol, o que trará uma sensação de bem-estar, equilíbrio e diminuirá os níveis de estresse.

  • Melhora o equilíbrio

Você terá mais consciência do seu corpo e mais concentração, o que ajudará a melhorar o seu equilíbrio.

  • Ajuda a dormir melhor

Um dos melhores benefícios do ioga, principalmente em tempos incertos como os atuais, é a melhora da qualidade do sono. Ao estar mais focado no presente e mais relaxado, você terá mais tranquilidade e, também, produzirá mais melatonina (hormônio que regula o ciclo do sono).

  • Previne problemas gástricos

Vários problemas gástricos, por exemplo as úlceras, são causados pelo estresse. Ao controlar os níveis de estresse você melhorará não só as chances de desenvolver um problema gástrico, como também reduzirá os níveis de açúcar no sangue.

Os benefícios do ioga vão muito além dos citados acima e para ter uma vida mais saudável o ideal é incorporar a prática ao seu dia a dia e manter uma alimentação saudável.

2 Comentários
  1. […] ioga pode ser uma forma particularmente benéfica de exercício para a ansiedade. Estudos mostraram que […]

  2. […] A ioga pode ser uma forma particularmente benéfica de exercício para a ansiedade. Estudos mostraram que a ioga diminuiu a frequência cardíaca. Além disso, diminui a pressão arterial e os níveis de cortisol. Também diminui os sintomas de depressão e ansiedade. […]

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