Deputado que chamou papa de ‘vagabundo’ pode ser afastado

O deputado estadual de São Paulo Frederico d’Ávila (PSL) pode ter seu mandato suspenso. O motivo: ter xingado o papa Francisco de “vagabundo”. A suspensão foi uma recomendação da também parlamentar Marina Helou (Rede), relatora do processo que apura uma suposta quebra de decoro do suspeito.

Em seu parecer, Marina recomendou que o deputado seja suspenso por três meses. Agora, caberá ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidir se o processo deverá ou não seguir. A votação deve acontecer nesta segunda-feira (13).

Xingamento ao papa

A ofensa ao papa Francisco aconteceu em outubro deste ano quando o deputado, além de ter ofendido o líder máximo da igreja católica, também atacou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, Dom Orlando Brandes.

Na ocasião, o deputado se referiu a Orlando Brandes como “safado”, e ao papa como “vagabundo”. Além disso, ele também afirmou que a CNBB era um “câncer que precisa ser extirpado”. Tudo isso durante um discurso na Alesp.

Alguns dias depois, ele foi a público para pedir desculpas pelo o que ele chamou de “excesso”. Ainda no pronunciamento, ele afirmou que suas falas aconteceram muito por conta de problemas pessoais que ele havia enfrentado nos dias anteriores.

O deputado ofendeu um arcebispo e também o Papa Francisco utilizando vários xingamentos como: “vagabundos” e “safados”. (Foto: reprodução)

Mesmo com seu argumento, ele acabou recebendo cinco representações por quebra de decoro parlamentar. Após analisar o caso, Marina propôs, além da suspensão, que o deputado fique afastado de toda e qualquer atuação referente ao ofício parlamentar – sem receber salário.

Nesta segunda, o parecer deve ser votado pelos nove deputados do Conselho de Ética. Caso seja aprovado, o tema suspensão será encaminhado ao plenário da Casa. Para que ele seja de fato afastado, serão necessários no mínimo 48 votos a favor em plenário.

Leia também: Governo diz que vai editar portaria sobre o passaporte da vacinação

Alisson Ficher

View Comments

  • DEVERIA ESSA SENHORA DE PUTADA SE PREOCUPAR NO SEU MANDATO É RESOLVER CON SEUS PARCEIROS LEGISLATIVO É DE ACABAR COM A CRACOLÂNDIA! O CRIME organizado tá se explodindo de riquezas na venda de drogas!!

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago