Democratas apresentam pedido de impeachment de Donald Trump

Grupo de deputados democratas apresentou o segundo pedido de impeachment do presidente. Eles falam em "insurreição"

0

Os democratas apresentaram oficialmente um pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump. O pedido acontece nesta segunda-feira (11), depois das tentativas frustradas, até aqui, de pedir para que se use a 25ª emenda contra o presidente.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, disse que abriria o processo caso o vice-presidente Mike Pence não acionasse a 25ª emenda. Essa era emenda que poderia tirar Trump do cargo por incapacidade de governar o país.

Como Mike Pence não acionou a emenda, então os democratas decidiram agir. Dessa forma, essa é a segunda vez em quatro anos que um projeto de impeachment contra Donald Trump se torna pauta nos Estados Unidos. O primeiro foi em dezembro de 2019.

No pedido de impeachment de agora, os democratas citam o episódio da invasão ao Capitólio como o motivo para remover o presidente do cargo. De acordo com esses parlamentares, Trump inflou os seus apoiadores a invadirem o local na última quarta-feira (6).

O fato é que pouco antes da invasão, Donald Trump falou com os seus apoiadores e voltou a dizer que aconteceram fraudes nas eleições. Ele não apresentou provas, mas os seus apoiadores acreditaram e invadiram o Capitólio. A invasão acabou com saldo de cinco mortos até aqui.

Impeachment de Trump

Em dezembro de 2019, quando os democratas apresentaram o primeiro pedido de impeachment, eles afirmaram que o presidente deveria sair do poder por ter pedido uma investigação do seu então adversário Joe Biden na Ucrânia.

Seja como for, na época a investida dos democratas não deu certo. O processo até passou pela Câmara mas não passou pelo Senado, que tem maioria republicana. Agora a tendência é que o processo não passe também. Mas muito mais por causa da falta de tempo do que por causa de qualquer outra coisa.

Donald Trump vai deixar de ser presidente dos Estados Unidos na próxima quarta-feira (20).

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.