Defesa Civil de SC emite alerta de chuvas fortes para o estado nesta segunda (28)

A Defesa Civil do estado revelou que a região pode sofrer, nesta segunda-feira (28), com chuvas intensas, alagamentos e até deslizamentos de terra

1

Depois de sofrer com um forte temporal no último dia 17 de dezembro, o estado de Santa Catarina volta a ligar o sinal de alerta para as chuvas. Isso porque a Defesa Civil do estado revelou que a região pode sofrer, nesta segunda-feira (28), com chuvas intensas, alagamentos e até deslizamentos de terra.

Leia também: Baixo nível de reservatórios no Brasil preocupa especialistas

Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, o alto acumulado de chuva nas últimas horas favorece a possibilidade de ocorrências até à noite. No domingo (27), cidades que haviam sido afetadas pelo forte temporal há alguns dias como as regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, tiveram transtornos causados pelas chuvas.

Conforme aponta a Defesa Civil, os maiores acumulados nos últimos três dias foram registrados em Bombinhas, Porto Belo, Balneário Camboriú e Florianópolis. Por sorte, somente danos materiais foram registrados, isto é, não houve nenhum relato de feridos.

chuvas, chuva, temporal
Há duas semanas, uma forte chuva atingiu o estado e deixou 21 mortos e uma centena de desalojados. (Foto: reprodução)

Em nota, a entidade preparou uma cartilha de recomendações para os habitantes que se depararem com alagamentos ou deslizamentos. Confira:

  • Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Mapa da Defesa Civil mostra áreas perigosas 

Um mapa Defesa Civil revela quais cidades apresentam um maior risco de chuva nesta segunda (28). Segundo a ilustração, há risco moderado nas regiões pintadas em amarelo, alto nas de laranja e muito alto nas de vermelho para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

A Defesa Civil do estado preparou um mapa que mostra o risco que cada região corre nesta segunda-feira. (Foto: reprodução; Defesa Civil)

De acordo com a previsão, a expectativa é de que volumes pontuais acima dos 100 milímetros, principalmente no Vale do Itajaí e no Litoral, sejam registrados no estado nesta segunda-feira (28).

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.