Curcuma: Quais os benefícios e como usar em prol da saúde

0

A curcuma é um composto fenólico que contém o rizoma da planta e que é melhor assimilado quando acompanhado de pimenta-do-reino e alguma gordura.

Boa parte das propriedades atribuídas ao açafrão (anti-inflamatório e anti-câncer, por exemplo) se deve à essa ação.

curcuma

Curcuma: Benefícios

Se bem assimilada, combate a oxidação dos tecidos, reduzindo a irritação e a deterioração. Daí a eficácia desta raiz medicinal contra doenças inflamatórias e neurodegenerativas.

Mas suas propriedades são muitas. A medicina tradicional o usa para todos os tipos de doenças, desde a desinfecção de feridas até o tratamento de resfriados, eczema ou picadas.

Confira, a seguir, algumas das propriedades cientificamente comprovadas:

Ajuda no combate ao câncer

Estudos mostram que ela reduz o aparecimento de células cancerosas na boca, pele e intestinos. Tanto que considera-se um potencial agente quimiopreventivo do câncer.

Também facilita a morte prematura da célula cancerosa e é capaz de inibir a metástase em vários tumores.

Curcuma: Alivia a osteoartrite

Sua ação anti-inflamatória se considera comparável à do ibuprofeno ou fenilbutazona no tratamento de doenças como a artrite.

Digestivo e ajuda na queima de gordura

Além disso, a curcurma facilita o metabolismo da gordura, melhorando a quantidade, qualidade e fluxo da bile. Por isso é recomendado quando o colesterol está alto ou em casos de diabetes. Entretanto, em pessoas saudáveis, é um excelente digestivo com alimentos especialmente gordurosos.

Gostou das informações? Então, compartilhe conosco sua opinião!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.