A presença cada vez mais ostensiva das organizações nas mídias sociais digitais tem dado novos contornos para a comunicação corporativa. Mais do que uma tecnologia, as mídias são uma das marcas da sociedade contemporânea, que visa à instantaneidade junto à qualidade e à interatividade.
Nessa perspectiva, somos julgados com base no que postamos na rede e, muitas vezes, essas postagens não são nem um pouco bem vistas no ambiente social ou corporativo.
Para alguns, talvez, o assunto seja meio óbvio. Mas, muitas pessoas atualmente têm perdido oportunidades de emprego em virtude de uma única postagem.
Veja algumas dicas para evitar esse transtorno:
Redes sociais x redes profissionais
O primeiro passo é saber identificar o perfil de cada rede. Se for possível, abra uma perfil pessoal e outro apenas como uma ferramenta de networking e exposição de currículo. Mas atenção: tome bastante cuidado com a foto do perfil em redes com viés profissional.
Manual de conduta nas redes sociais
Ao mencionar em sua rede social qualquer referência à empresa na qual atual, certifique-se de que a instituição esteja de acordo com a postagem. Tenha atenção especial ao tecer comentários que, de alguma forma, possam envolver parceiros de trabalho, clientes ou fornecedores.
Compartilhe informações verdadeiras
No mundo atual, a quantidade de notícias falsas que roda pela web é muito grande. Só compartilhe informações se tiver absoluta certeza sobre a veracidade delas. Não dá para prever a dimensão que uma notícia falsa pode tomar.
Estamos sendo vigiados o tempo todo, por isso tome bastante cuidado com o que anda postando nas redes sociais. Muitos recrutadores utilizam o comportamento do candidato nas mídias como principal parâmetro para selecioná-los para uma entrevista.