Cuidados com pets no verão

0

Estamos entrando no verão, época de muita radiação solar e temperaturas altas e chuvas, claro. Ainda que o sol não brilhe o tempo todo no céu em várias cidades do Brasil, há cuidados que sempre devemos tomar com nossos pets nessa época do ano.

Cães e gatos sentem mais calor que nós humanos, isso porque a temperatura corpórea dos pets é naturalmente mais elevada que a nossa, então quando está muito quente para nós, para eles com certeza a sensação térmica é maior.

Os animais têm as glândulas responsáveis pelo suor somente nas almofadinhas das patas (coxim), além do nariz e língua, por isso eles ficam ofegantes e com a língua de fora para conseguir eliminar o calor. Por terem naturalmente sua temperatura mais elevada do que a nossa, demoram mais tempo do que nós.

Muitos animaizinhos sofrem com feridas e queimaduras nas patas, por permanecerem muito tempo sobre superfícies muito quentes. Essa parte fofinha da pata do seu baby se chama coxim e, tratar um ferimento ou queimadura nessa parte da pata dele é muito complicado. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia e insolação.

Dicas para o verão

  • Sendo assim, não passear em dias muito quentes nos horários de pico. O ideal é sempre antes da 10 horas da manhã ou após as 17 horas.
  • Deixar sempre água fresca disponível.
  • Efetue tosas e banhos frequentes.
  • Diminua a quantidade de exercícios.
  • Nunca deixe o pet preso no carro, mesmo com vidros abertos.
  • Cuidado com a temperatura do chão, sempre confira.

Como sempre, (além de fatores como fonte de água disponível, sombra, sensação térmica, umidade do ar etc) leve em consideração as necessidades específicas do seu pet para que vocês possam brincar juntos ao ar livre.

Verão não é a estação mais amigável para os pets, mas o passeio é, sem dúvidas, a hora favorita de qualquer cão. Por isso, basta tomar os devidos cuidados.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.