As pessoas usam bastante óleo de cozinha para fritar alimentos como pastéis e batatas cortadas em palitos. Esse ingrediente é tão importante que está presente na preparação de muitas receitas, desde o simples arroz até o bife à milanesa no final de semana.
Afinal, o óleo de cozinha é uma gordura que deixa os alimentos mais crocantes e saborosos. Apesar disso, algumas pessoas exageram na hora de utilizar esse ingrediente reutilizando várias vezes.
Em primeiro lugar, você precisa saber que o óleo de cozinha pode ser substituído por outros tipos de produtos. No entanto, o preço acessível desse ingrediente aumenta a sua venda em supermercados. Apesar disso, mesmo que você busque economia, não reutilize óleo de cozinha para preparar outros alimentos novamente. Pois, alguns problemas podem acontecer. Veja abaixo:
A nutricionista Nicolle Venturi indica que o óleo de cozinha não deve ser reutilizado porque as mudanças físicas e químicas são incontroláveis, ou seja, você usa esse ingrediente para fritar alimentos e não sabe quais mudanças acontecem com ele depois do aumento de temperatura.
O que sabemos é que o uso constante do óleo de cozinha faz com que esse produto gere uma substância chamada acroleína. Portanto, quanto mais você utiliza esse produto, mais ele produz esse elemento tóxico para nossa saúde.
Portanto, se você tem uma cozinha industrial ou restaurante e quer evitar o desperdício de tanto óleo de cozinha, saiba que alguns cuidados são necessários. Veja abaixo:
Como foi solicitado acima, você não deve reutilizar óleo de cozinha para preparar alimentos porque esse ingrediente fica contaminado. Mas, algumas pessoas precisam aproveitar ao máximo esse produto, como os donos de restaurantes e cozinhas industriais.
Nesse caso, se você fizer a fritura por imersão precisa manter a temperatura máxima ideal que é de 180 °C, segundo a nutricionista. Então, você precisa considerar essa dica se não tem como descartar o óleo de cozinha a cada novo preparo. Desse modo, você economiza e garante a saúde dos seus clientes também.
Não reutilize óleo de cozinha ou pode acontecer a produção de acroleína. Essa substância pode causar doenças como irritação no intestino e câncer. Por isso, você precisa evitar ao máximo o uso desse produto novamente no preparo de alimentos.
A dica foi dada, mas algumas pessoas ainda vão continuar usando óleo de cozinha usado. Nesse caso, a dica é não misturar óleo velho com novo e guardar esse ingrediente em recipientes protegidos da luz em recipientes escuros.
Além disso, você filtrará o óleo de fritura antes de guardar para conservar por algum tempo. No entanto, não reutilize óleo de cozinha em hipótese alguma, quando ele estiver com espuma ou fumaça porque isso o torna altamente tóxico.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…