Os golpes relacionados ao Pix continuam sendo aplicados em todo o território nacional, sendo um dos mais preocupantes o sequestro das vítimas.
Recentemente, identificou-se um novo grupo de pessoas que tem sido alvo dos criminosos que praticam esse tipo de golpe. Saiba mais detalhes a seguir.
Os criminosos agora têm como alvo os empresários e comerciantes, segundo a Polícia da Bahia.
Desse modo, eles estão migrando do sequestro-relâmpago para a extorsão mediante sequestro para aplicar golpes relacionados ao Pix.
Conforme o delegado Adailton Adan, coordenador de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, os criminosos estão optando pela extorsão mediante sequestro ao se depararem com as medidas de segurança das agências bancárias, que impõem limites de saques a partir das 20h, durante o sequestro-relâmpago.
Assim, diante dessa restrição, os bandidos entram em contato com as famílias e amigos das vítimas, que estão mantidas como reféns, exigindo transferências via Pix.
Veja também: ATENÇÃO aposentados e pensionistas! Golpe do Consignado do INSS ganhou nova VERSÃO, entenda
O coordenador de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, em entrevista ao Correio, afirmou que não descarta a possibilidade de envolvimento de servidores públicos, como policiais, ex-policiais, policiais penais e agentes socioeducadores, nos casos de sequestro relacionados ao Pix.
Assim, ele alerta que os servidores públicos que acreditam estar protegidos pela polícia estão enganados, pois já houve casos em que a participação deles foi comprovada e resultou em prisões.
Além disso, é destacado que, em muitos casos, a participação de servidores públicos está relacionada ao perfil das vítimas.
Desse modo, algumas das pessoas sequestradas possuem algum tipo de envolvimento com atividades criminosas, devido ao volume de dinheiro envolvido no tráfico.
Veja também: Shein faz ALERTA sobre novo GOLPE promovido por influencers
Em caso de sequestro relacionado ao Pix, é fundamental que a vítima obedeça às ordens dos criminosos visando garantir sua segurança.
Ademais, é importante informar as autoridades imediatamente e evitar compartilhar dados com terceiros, a menos que autorizado pela polícia.
Veja a seguir algumas dicas valiosas para se proteger:
Além desta modalidade de sequestro, é válido ressaltar sobre outros golpes envolvendo o Pix. Infelizmente, com a facilidade do Pix, também surgem pessoas querendo tirar vantagem.
Por isso, siga estas recomendações para evitar cair em golpes:
Veja também: Cuidado! Criminosos aplicam golpes em cartão
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…