Cuidado e higienização de roupas em meio à pandemia

0

Os cuidados com a higiene e desinfecção se tornaram um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos, nunca recomendações como lavagem frequente das mãos, banhos, cuidados para entrar em casa e sair na rua e uso de peças para proteção do rosto como as máscaras ganharam tanto destaque na vida comum.  

A pandemia do novo coronavírus vem determinando e impondo mudanças significativas na vida de todas as pessoas, novos hábitos e formas de se comportar, práticas como o isolamento e a quarentena, e atenção redobrada para evitar a disseminação  e novos contágios se tornaram indispensáveis para se proteger e proteger as pessoas ao redor.

Uma das dúvidas mais frequentes dizem respeito à desinfecção das roupas. Qual a maneira adequada de lavar? existe algum produto específico? Como evitar que a contaminação se espalhe ao chegar em casa? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo

 

Cuidados redobrados durante a pandemia

Nesse período de incerteza, todo cuidado é pouco, afinal, o vilão do momento, causa uma doença que ainda está em fase de estudos e descobertas que pode ser facilmente letal para grupos vulneráveis da sociedade, a covid-19.

Se você tiver opção, fique em casa, mas por conta da dinâmica do cotidiano, sair para trabalhar, ir ao mercado ou para alguns lugares é inevitável. Lembre-se sempre que o uso de máscara deve ser obrigatório.

 

  • Evite cumprimentar as pessoas da forma habitual, mantenha afastamento;
  • Evite tocar a máscara ou os olhos com as mãos quando estiver na rua e tocar objetos em espaços públicos;
  • Mantenha e respeite o distanciamento recomendado em filas e estabelecimentos;
  • Carregue sempre seu álcool gel.

 

Desta forma você diminuirá os riscos quanto à contaminação das roupas, acessórios e objetos.

 

Chegando em casa

Ao chegar em casa, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde são definitivas. É preciso retirar os calçados e limpá-los antes de entrar em casa, tirar a roupa e lavá-la, se não puder fazer isso imediatamente coloque em um local reservado para isso, tome banho. 

Os objetos que você levou para a rua também precisam de higienização, álcool ou água sanitária diluída são eficazes para isso.

 

Como desinfectar as roupas e eliminar o coronavírus

 

Lavar as roupas de maneira adequada para que elas sejam desinfectadas é extremamente importante.

Uma informação sobre o coronavírus para você entender porque o uso do sabão é tão importante. Como todos os vírus, os coronavírus também são fragmentos de código genético (instruções) em buscas de células para que elas sigam seus comandos,  essas instruções são empacotadas no que é conhecido como envelope viral, que é composto por lipídios, que são gorduras. 

O sabão é capaz de quebrar essas moléculas de gordura, não apenas apenas fazendo com que o vírus de desgrude da superfície em que está, mas também que o envelope viral seja dissolvido, e desta forma o vírus morre. 

Veja dicas importantes para garantir uma boa desinfecção das roupas, que apesar de terem um menor potencial para transmissão, podem armazenar o vírus, essas dicas podem ser utilizadas em qualquer contexto, com ou sem coronavírus.

 

Quantidade maior de sabão

Na máquina ou na lavagem manual, você pode utilizar uma quantidade maior que a habitual de sabão para garantir a sua ação desengordurante e assim eliminar o vírus das roupas. Nesse caso, quanto mais rápido as roupas potencialmente forem lavadas, melhor. 

 

O uso de água quente

O uso de água quente pode contribuir muito para a desinfecção de roupas, principalmente em caso de doentes em casa. Lavar com água quente, acima de 60º, faz com que os vírus não sobrevivam nas peças. 

A alta temperatura potencializa o processo de limpeza das peças, outras ferramenta que podem ser aliadas nesse processo é o ferro de passar roupas e a utilização de alvejantes.

 

Maior quantidade de água na lavagem

Usar uma maior quantidade de água durante a lavagem e evitar cargas muito grande de peças na lava-roupas. É importante que as roupas tenham espaço para serem mexidas de forma adequada durante o processo, facilitando, portanto a ação do sabão nas peças.

 

O manuseio das peças

Tenha cuidado durante o manuseio das peças, principalmente se estiver convivendo com pessoas contaminadas e isoladas em casa – neste caso é recomendado o uso de máscaras e luvas descartáveis, que devem ser jogadas fora logo após o uso. É recomendado não sacudir as roupas, pois essa ação pode pulverizar o vírus no ar.

Após manusear as roupas sempre lave as mãos, e evite tocar outras coisas antes disso. É importante lembrar de higienizar o cesto de roupas sujas, uma solução de água sanitária diluída ou álcool 70 borrifados sobre ele garantem a eliminação do vírus.

 

Roupas de pessoas doentes e contaminadas

Por fim, dê atenção especial e redobre os cuidados no manuseio de peças de pessoas doentes e contaminadas. Siga as recomendações para evitar contágio generalizado de todas as pessoas que convivem no local.

As medidas preventivas para se proteger do coronavírus são extremamente importantes e neste momento, solidariedade e responsabilidade são palavras chaves para que todos possam superar este momento.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.