Uma nova forma de fraude está dando o que falar, que é os golpes em cartão, estes causam muitos problemas para consumidores e varejistas. Descoberta das variantes do vírus brasileiro Prilex pela empresa de segurança cibernética Kaspersky. Por isso que hoje, vamos indicar como estão sendo aplicados os golpes em cartões de crédito.
O Prilex é conhecido por roubar informações de cartão de crédito e usá-las para fazer compras fictícias. O malware agora também desativa pagamentos por aproximação para incentivar o uso de cartões físicos e transações fraudulentas.
O golpe funciona da seguinte maneira: um cliente tenta fazer uma compra em uma loja usando o conveniente método de pagamento de aproximação da loja, seja utilizando o cartão de crédito, telefone celular ou relógio inteligente.
Ao tentar utilizar a aproximação dos cartões, a máquina informa a mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão.” Este fato exige a utilização do cartão físico para o pagamento, e as máquinas estão infectadas por qualquer uma das variantes do Prilex.
Assim, há o roubo das informações do cartão físico, o que torna vulnerável para cobranças fraudulentas.
Desta forma, as pessoas que pensavam estar protegidas contra fraudes porque não precisavam inserir cartões em máquinas comprometidas que roubavam seus dados são forçadas a usar o método de pagamento mais convencional, que é alvo de vários golpes.
Saiba que neste caso, a responsabilidade é do varejista. Pois ele é o responsável pela segurança de seus equipamentos de cobrança.
Para que o consumidor se proteja neste caso, é possível realizar o pagamento através de:
O novo golpe demonstra, como o bloqueio de pagamentos foi uma solução pouco convencional que se mostrou eficaz para permitir compras fantasiosas. Dada a adoção generalizada de métodos de pagamento de curto prazo, esta é uma questão cada vez mais premente.
Especialistas recomendam que as novas variantes do vírus Prilex são capazes de segmentar os cartões de crédito e criar regras para cada um. Ou seja, os ladrões podem escolher se querem ou não roubar informações de um cartão ‘Infiniti’, ‘ Black’ ou corporativo. Isso é porque os limites mais altos de gastos e saques nesses cartões os tornam mais atraentes.
Especialistas em segurança cibernética alertam que as vítimas de fraude podem sofrer angústia mental até que consigam cancelar a compra e receber um novo cartão de crédito de sua instituição financeira.
Mas o lojista é quem mais perde quando isso acontece. Nem sempre é possível que ele receba o dinheiro de volta da empresa adquirente, que é responsável por repassar o valor de uma venda feita com cartão de crédito ou débito.
Diante disso, revise as seguintes dicas essenciais de segurança para compradores e varejistas:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…