Crioterapia: O que é, Benefícios para a saúde
A crioterapia é uma técnica de resfriado que reduz a inflamação. É um método usado em atletas de alto nível, mas também em todos aqueles que possam precisar, o frio também ajuda a reduzir a dor.
A crioterapia, também chamada de “terapia fria”, geralmente envolve a aplicação de frio em uma área patológica do corpo.
Quais são os benefícios da crioterapia?
O frio traz muitos benefícios à nossa saúde e beleza. Isto porque ele contorna o mal, colocando os nervos sensoriais para dormir. Ele supera muitas dores. Também tem propriedades anti-edematosas e anti-hematoma em razão de sua ação sobre a circulação sanguínea.
Por conseguinte, estimula a produção de endorfinas, hormônios cujos efeitos são semelhantes aos da morfina. Por fim, em termos de beleza, melhora o brilho da tez e combate os efeitos do tempo. É também um formidável aliado anticelulite.
Usos
A crioterapia é usada para:
- promover a recuperação física: se após o treino, o atleta aproveita uma sessão de crioterapia, não é por acaso: nada como o frio para ajudar a animar o corpo e aliviar dores, hematomas e tendinites.
- acalmar a dor: supera dores de cabeça, ataques de gota, osteoartrite e artrite.
- aumentar a circulação sanguínea: o frio contrai os pequenos vasos, o que os especialistas chamam de vasoconstrição, fenômeno imediatamente seguido, em reação, pela vasodilatação. Dessa forma, esta variação na calibração dá um impulso à circulação sanguínea preguiçosa, aliviando o peso, a dor, o inchaço e a impaciência.
- melhorar a qualidade da pele: ao potenciar a microcirculação cutânea, melhora a firmeza e o tom da epiderme.
- eliminar a gordura: para manter a temperatura interna em 37°, o corpo usa a gordura corporal como combustível. Já que queima 500 Kcal em 3 minutos.