CRAS: o que é? Sua importância, objetivos e funções!

Esses Centros são de extrema importância para o acesso mais fácil dos cidadãos à garantia dos direitos de proteção básica. Entenda!

5

Hoje, falaremos mais sobre o CRAS. Você sabe o que é o Centro de Referência de Assistência Social?

Em resumo, o CRAS muitas vezes é definido como a “porta de entrada da Assistência Social”. Realmente, esse serviço, que faz parte da rede do SUAS (falamos sobre o SUAS no artigo anterior, lembram?), é importantíssimo para o primeiro contato com a Assistência Social e tudo o que o cidadão tem direito.

Assim, é sempre importante que um cidadão (seja nascido no Brasil ou migrante/refugiado) se cadastre no CRAS que atenda a sua região de moradia. Mas, vale lembrar que nenhum direito pode ser deixado de ser garantido a todos nós, independente de estarmos ou não cadastrados no Centro de Referência, entendido?

Mas, voltando, ao estarmos cadastrados devidamente no CRAS de nossa região, obviamente, os processos de garantia de direitos são assegurados com menos burocracia. Ou seja, trazem menos “dor de cabeça” para quando um cidadão precisar acionar os órgãos que irão garantir um direito, sejam nos âmbitos da saúde, educação, previdência, benefícios sociais, etc.

Definição do CRAS

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o CRAS é definido como:

“O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Brasil é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Ainda, é a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando, assim, o acesso a um grande número de famílias à de proteção social de Assistência Social.”

Objetivos dos Centros de Referência

Ainda, vale ressaltar que entre os objetivos do CRAS, estão: “Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios. Isso, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania”.

Já em relação às funções do CRAS, podemos elencar:

  • Desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF;
  • Articular a rede socioassistencial de proteção social básica;
  • Promover a articulação intersetorial;
  • Busca ativa, todas realizadas no território de abrangência; entre outras.

Como se cadastrar?

Todo o cidadão tem direito a estar cadastrado no Centro de Referência de sua região. Para isso, é preciso agendar um horário. Mas, em alguns postos, o cidadão pode comparecer diretamente.

Atenção! Devido à pandemia, as unidades do CRAS estão atuando de forma diferenciada, por isso, recomenda-se esclarecer-se antes.

Os documentos necessários para o cadastro são apenas:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • RG ou RNE (para estrangeiros residentes no Brasil)
  • Comprovante de residência

Obs: para intervenções mais especializadas, podem ser solicitados outros documentos.  

Importante!!!

Como já abordado em artigos anteriores, é preciso não ceder mais a falsa ideia que apenas pessoas de baixa renda precisam da Assistência Social. Portanto, é importante que, independentemente da condição social ou econômica de uma pessoa ou família, o cadastro no CRAS seja realizado.

É assim, dessa forma, que garantimos os nossos direitos de cidadão!

Como sei qual é o CRAS da minha região?

Nesse caso, basta acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento ou de Assistência Social de sua cidade e fazer um busca por CEP.

Próximos encontros!

No próximo artigo falaremos sobre o CREAS. Esse Centro também faz parte da rede SUAS, mas diferentemente do CRAS, atende casos mais complexos e não apenas de proteção básica. Por isso, se chama Centro Especial de Assistência Social.

Não perca os próximos artigos e compartilhe com a sua rede de relacionamentos!

 

Erica é Assistente Social (formação em Serviço Social), além de jornalista. 
5 Comentários
  1. Aleci do nascimento Diz

    Gostaria de saber como que eu mim cadastro grávida no cras

    1. Erica Franco Diz

      só ver o que está atendendo na sua região. entre em contato com a prefeitura ou secretaria de assistencia social

  2. Marília Diz

    Estou grávida e gostaria de saber como me escrever para receber o auxilio

    1. Erica Franco Diz

      até o dia 02/07.

  3. Valdecir Nilson Vieira Diz

    Tal como, todos têm acesso á Justiça, todos têm, também, seus direitos garantidos á Assistência Social. Sábias palavras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.